
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR OFICIAÇ / CRUZEIRO E.C.
Com a difícil missão de deixar o Z4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, vice-lanterna, foi a campo enfrentar o Oeste, lanterna da competição. Apenas a vitória interessava, uma vez que qualquer outro resultado manteria o time na zona de descenso da tabela. Entretanto, o time voltou a repetir os erros e sem qualquer domínio, empatou em 0 a 0 na Arena Barueri. O resultado foi fator determinante para que o técnico Ney Franco não seguisse no cargo.
Após o jogo, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, anunciou através do canal oficial do clube no youtube, a demissão do técnico Ney Franco, que comandou o Cruzeiro por sete jogos, com 2 vitórias, 4 derrotas e 1 empate.
Cruzeiro não consegue se impor
O que se viu em campo no primeiro tempo foi um time com os mesmos problemas de criação, mesmo diante de um adversário com menor qualidade técnica. A estratégia de usar três volantes (Jadson, Jadsom e Machado) e três atacantes (Sassá, Airton e Arthur Caíke) não ajudou o time a encontrar melhores condições de atacar e não protegeu a defesa como o esperado.
No segundo tempo, uma melhora que não significou nada. O Oeste soube controlar a partida e o meio de campo. O time paulista teve 58% de posse de bola e as melhores chances – em uma delas, obrigou Fábio a fazer uma grande defesa – anulando um time já com dificuldades em armar lances e criar qualquer perigo ao gol adversário. O técnico Ney Franco apostou num time sem meias de criação e quando mudou não obteve, na prática, qualquer ganho.
De positivo, apesar do pouco tempo em campo, a estreia do atacante Zé Eduardo, repatriado de um empréstimo, que pede por mais chances no ineficiente ataque celeste. De negativo, todo o coletivo apresentado, sem qualquer capacidade de marcação, sem ofensividade e sem criação. Ney Franco a cada jogo constata mais problemas e apresenta menos soluções.
As participações de Zé Eduardo e Jadson, esse último que retornou de empréstimo e entrou de titular, mostram que o Cruzeiro segue perdido na construção de seu elenco e do seu time. O clube chegou ao número de 40 atletas utilizados pós-parada por conta da pandemia.
Com o empate, o Cruzeiro estaciona na vice-lanterna, agora com 12 pontos. Perto de encerrar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, as chances de acesso do time ficam a cada dia mais distantes, tendo pela frente um confronto em casa contra o Juventude, atual 5º colocado, dois jogos fora (Operário, 8º e Náutico, 14º) fechando o turno contra o Paraná, atual 6º colocado, no Mineirão.