
FOTO: REPRODUÇÃO / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Não é só o final da temporada em campo que movimenta o Cruzeiro. Prestes a eleger uma nova chapa para formar seu conselho deliberativo, figuras conhecidas da política celeste seguem se movimentando. Oficialmente nenhuma chapa ainda foi inscrita, mas já há um escopo de um grupo formado por indicados do presidente Sérgio Santos Rodrigues e do novo presidente da mesa diretora do conselho, Nagib Simões.
Ao que tudo indica, não houve consenso entre nomes indicados por Giovanni Baroni, que atualmente se encontra como principal voz de oposição. Fontes ouvidas nos confirmaram que nomes como o do ex-superintendente jurídico Kris Brettas e o ex-superintendente das categorias de base, Antônio Assunção, não foram aceitos dentro dessa chapa.
Em seu twitter, Giovanni Baroni deixou claro que houve a negociação, mas ela não foi bem sucedida, muito por conta de Rogério Nunes, conhecido como “Rogérinho”, homem forte de Zezé e Alvimar Perrella que continua dando muitas cartas no clube. Confira o tweet:
CHAPA PURO SANGUE.
Após reuniões frustradas e falsa composição gerida p/ assessor de Zz Perrela, que fez campanha p/ Nagib, associados e poucos conselheiros se unem.
Até quando SSR manterá esse funcionário, s/ função definida. Salários atrasados, é preciso repensar tais favores.— Giovanni Baroni (@giovannimbaroni) December 17, 2020
Nossa reportagem entrou em contato com Giovanni Baroni que confirmou as informações.
Mas, se com a oposição as negociações não evoluíram, entre Sérgio Santos Rodrigues e Nagib Simões, as indicações seguem sem maiores problemas. Inclusive, entre os indicados por Nagib, estão cerca de 40 conselheiros que assinaram, em setembro de 2019, um documento pedindo pelo retorno de Itair Machado – afastado judicialmente do Cruzeiro na época – mesmo após todas as denúncias dos problemas que o clube já enfrentava.
Outro detalhe que chama atenção entre os nomes indicados é a presença de personalidades políticas e também do judiciário. Igor Eto, secretário de governo de Romeu Zema, Clésio Andrade, ex-vice-governador do estado e ex-senador e Lucas Pitta (Novo), candidato a vereador derrotado na última eleição são alguns deles. Empresários também constam entre os nomes, como Paulo Henrique Pentegna Guimarães (Bonsucesso) e Alberto Medioli (SADA).
O portal Superesportes entrou em contato com o Cruzeiro e com o presidente Sérgio Santos Rodrigues para pegar suas considerações através das informações divulgadas. Sérgio disse:
“Minha ideia sempre foi tentar pacificar o ambiente e buscar um consenso dentro do Conselho Deliberativo, independente de qual chapa vencesse a eleição para a Mesa Diretora. No dia seguinte à eleição, entrei em contato diretamente com o Giovanni Baroni, além de pessoas próximas a ele, como o Josemar Alves, para tentarmos construir uma chapa de consenso pelo Cruzeiro, e eles prontamente se negaram a participar”.
“É importante ressaltar que a chapa não é de ninguém em especial ou de qualquer ala específica. É uma chapa plural em prol do Cruzeiro. Buscamos nomes que acreditamos que irão agregar e ajudar no dia a dia nesse desafio de reerguer a instituição. Tanto que temos representantes de diversos grupos”.
Entre estes nomes estão importantes patrocinadores e apoiadores do Clube, como familiares do Pedro Lourenço (Supermercados BH), o Régis Campos e seu filho (Emccamp), empresários, profissionais respeitados da área jurídica, do meio político, além de pessoas que até prestam serviços de forma voluntária ao Cruzeiro, como o Superintendente Jurídico Flávio Boson e o advogado tributarista João Paulo de Almeida Melo, que muito nos ajudou no acordo histórico com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Além deles, temos ainda muitos sócios-diamantes e integrantes do Conselho Gestor, como o Alexandre Faria, Jarbas Reis e o Saulo Fróes.
Conseguimos reunir diversas pessoas que, tenho certeza, estão focadas única e exclusivamente em colaborar e vestir a camisa do Cruzeiro através de um Conselho Deliberativo renovado e sem interesses pessoais.