IMAGEM: REPRODUÇÃO TV GALO
Pela 30ª rodada do Brasileiro, o Atlético venceu o xará goianiense por 3 a 1, no Mineirão, e chegou à marca de 53 pontos na tabela, subindo para a segunda colocação. Com um jogo a menos, o Galo fica a 4 pontos do São Paulo após o empate por 1 a 1 entre o tricolor paulista e o Athletico Paranense. Caso pontue no duelo contra o Fortaleza, às 20h30, o Internacional passaria o Galo, mas os gaúchos também disputaram um jogo a mais que o clube mineiro.
No gigante da Pampulha, Jorge Sampaoli optou por fazer apenas uma mudança entre os titulares que iniciaram a partida contra o Bragantino. Jair entrou na vaga de Alan Franco, atuando mais pelo lado direito do gramado, próximo de Guga e Savarino. Com a bola rolando, o Galo conseguiu ser mais eficiente e trabalhar melhor a bola em relação ao empate contra o Bragantino. A primeira grande chance atleticana saiu dos pés de Vargas que finalizou com perigo de fora da área, mas não acertou o gol de Jean. Também faltou pontaria para Savarino quando o venezuelano aproveitou o rebote no escanteio para finalizar forte de canhota, mas sem direção. Quando recebeu em velocidade na área, Savarino acertou a meta, mas Jean impediu o primeiro gol alvinegro.
A blitz atleticana resultou em gol aos 13 minutos do primeiro tempo. Keno tirou a marcação com um lindo drible pelo lado esquerdo, cruzou e a defesa do Dragão afastou de cabeça. A bola caiu no peito de Hyoran, que dominou e, sem deixar a esfera cair no gramado, acertou um lindo chute na gaveta. Das últimas cinco vezes em que esteve em campo, Hyoran marcou quatro gols. O meia balançou as redes contra o Internacional, Coritiba, Bragantino e Atlético Goianiense. Hyoran quase marcou o segundo no jogo, aos 17 minutos, em forte chute de fora da área. Sem dar paz para o goleiro adversário, o ataque atleticano desperdiçou a chance de ampliar o placar com Vargas, que recebeu livre de Savarino, mas finalizou em cima de Jean. Na sequência, o chileno recebeu bom cruzamento de Jair, mas chegou atrasado e não conseguiu finalizar com precisão.
A melhor chance rubro-negra saiu dos pés de Wellington Rato, que cruzou, mas a defesa alvinegra conseguiu jogar para escanteio antes que Zé Roberto alcançasse a bola. Aos 41 minutos, Junior Alonso aproveitou o cruzamento de Savarino na área e cabeceou para marcar o primeiro gol com a camisa do Atlético. Sem relaxar em campo, o Galo buscava o terceiro gol ainda no primeiro tempo e por pouco não marcou no cabeceio de Hyoran após cruzamento de Savarino.
No segundo tempo, sem a mesma intensidade, o Atlético Mineiro passou a administrar o placar em alguns momentos da partida. Aos 7 minutos, Allan dominou na intermediária, viu Jean adiantado, arriscou e quase obteve êxito. O primeiro susto de Everson na segunda etapa aconteceu aos 11 minutos, com Zé Roberto recebendo pelo lado esquerdo, entrando na área com velocidade, mas parando no goleiro alvinegro.
O Galo respondeu com boa finalização de Keno, que também parou no goleiro adversário. Bombardeado no primeiro tempo, Jean por pouco não defendeu o cabeceio de Jair após cobrança de escanteio, mas a bola morreu no fundo das redes. Com a vantagem de três a zero no placar, o Atlético Mineiro passou a trocar mais passes para segurar a vantagem. Com 51 gols na competição, o ataque alvinegro volta a ser o melhor do Brasileiro.
Na primeira substituição de Jorge Sampaoli, Jair deixou o gramado para a entrada de Alan Franco. Aos 29 minutos, Wellington Rato correu com velocidade pelo lado esquerdo, atraiu a marcação da defesa alvinegra e passou para Janderson, livre, diminuir para o Dragão. Com dificuldade para manter a bola nos pés, Sampaoli voltou a mexer na equipe. Marrony e Eduardo Sasha entraram nas vagas de Keno e Eduardo Vargas. Na sequência, Savarino saiu para a entrada de Nathan. Na última chance do Atlético, Junior Alonso voltou a cabecear com perigo, mas a zaga rubro-negra tirou em cima da linha.
Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Grêmio, quarta-feira (20), às 19h15, no Rio Grande do Sul. Adversários na parte de cima da tabela, São Paulo e Internacional duelam, no Morumbi, enquanto Flamengo e Palmeiras jogam, no Maracanã.