
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
O Cruzeiro apresentou, na tarde desta quarta-feira (19) sua nova contratação, o lateral Joseph. Vindo do América-MG, o atleta falou em sua primeira entrevista coletiva sobre suas características e funções, sua preferência dentro de campo e também sobre sua passagem recente pelo América e o reencontro com companheiros como o atacante Felipe Augusto e o técnico Felipe Conceição.
Antes mesmo de ser confirmado oficialmente como novo reforço, a dúvida sobre como Joseph atuaria surgiu: o atleta jogou poucas partidas como lateral direito no América, antes havia atuado como volante no Vila Nova-GO e no começo de sua carreira sua posição era a de primeiro volante. Na coletiva Joseph foi assertivo ao dizer que chegava para disputar a posição que hoje pertence ao paraguaio Raúl Cáceres, mas que estaria disposto a fazer outras funções.
“Vim como lateral, pois desde o Brasileiro do ano passado venho exercendo essa função. E tenho certeza que fui muito bem nas partidas onde atuei. É uma posição que eu me sinto sim confortável de fazer. Também posso atuar de zagueiro, já trabalhei nessa posição. Como volante também. Onde o professor Felipe (Conceição) precisar eu vou estar disposto a exercer e exercer bem.”
Utilizado em apenas 15 partidas nos últimos dois anos, Joseph chega cercado de desconfiança por parte da torcida. O jogador garantiu que o dia a dia e o comprometimento com o trabalho é o que vai fazer essa situação mudar.
“Essa desconfiança é tirada no dia a dia, com muito trabalho e muita dedicação. Buscando o meu melhor. Buscando agregar junto aos meus companheiros e nos jogos ir bem. O melhor para o Cruzeiro.”
Sem muito espaço no próprio América, o jogador foi uma indicação do treinador Felipe Conceição, sendo um dos seus jogadores de confiança. A situação lembra a do atacante Felipe Augusto, também ex-América, que não conseguiu se firmar no time titular da Raposa. Joseph, inclusive, disse que conversou também com o atleta sobre sua chegada ao clube.
“Eu acho muito importante a presença de um atleta que eu já trabalhei. Conversei com o Felipe Augusto que me ajudou muito na recepção. Eu vim para ajudá-los e eles me ajudarem a cada dia se empenhar mais.”
Joseph é a 9ª contratação do Cruzeiro na temporada. Além dele, o Cruzeiro trouxe o zagueiro Eduardo Brock, o lateral esquerdo Alan Ruschel – que deve sair nos próximos dias, envolvido em uma negociação com o América pelo volante Flávio -, os volantes Matheus Barbosa e Matheus Neris, os meias Marcinho e Rômulo e os atacantes Felipe Augusto e Bruno José. Neste ano, Joseph atuou em 4 jogos com a camisa do América e marcou 1 gol, justamente contra o Cruzeiro, no clássico da 5ª rodada do Campeonato Mineiro.