
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Um filme repetido na Cidade do Galo. O Atlético sofre novamente um surto de Covid-19, parecido com o que acometeu o time na temporada passada, quando vários atletas se ausentaram durante o Campeonato Brasileiro por conta do novo coronavírus. Na semana passada, o zagueiro Igor Rabello testou positivo. No último final de semana, Nathan, Nacho, Marrony, Dylan e Micael, também foram positivados com vírus. Hoje foi a vez do atacante Sasha.
Ontem à noite, em entrevista ao canal do Youtube Breno Galante, o preparador físico do Atlético, Cristiano Nunes, falou como tem sido a reação dos atletas infectados.
Difere de jogador para jogador. Não tem como achar que todos vão responder da mesma forma. A medida que os sintomas são leves, mesmo em estado de isolamento, como é o caso que está acontecendo, algumas atividades já começam a ser propostas para eles. A medida que esses atletas estejam assintomáticos. Nós vamos ter uma real noção das condições dos jogadores, quando eles retornarem. Aí, uma bateria de exames será feita, pelo Departamento Médico, atestando eles para as atividades de campo, e aí nós vamos acompanhar como vai ser a resposta deles.
Em relação ao zagueiro Igor Rabello, Cristiano disse que o zagueiro já está próximo da voltar aos treinos em campo.
O Igor está muito próximo de voltar as atividades. Provavelmente nessa semana ele vai estar voltando. Ele está assintomático e está treinando em casa. Porém, com um nível de exigência um pouco menor. Não é a mesma exigência que no dia a dia de campo. Mas, o fato de ele já estar em atividade nesse período de isolamento, vai facilitar, com certeza, seu retorno. Mas, nós temos que avaliar isso, caso a caso. Não tem como ainda, você ter uma noção de como vão estar esses jogadores quando retornarem.
Em relação ao meio campo Nacho Fernández, o preparador físico disse que o jogador ainda sente sintomas, mas em breve iniciará as atividades físicas em casa.
Ele ainda está com um pouquinho de sintomas, porém, nos próximos dias ele já deve recomeçar as suas atividades em casa. Nos próximos um ou dois dias ele já deve fazer alguma atividade em casa.
Sobre a recuperação de Dodô, que se machucou no jogo contra o Internacional no último dia 16, Cristiano vê com otimismo a recuperação do lateral e prevê que o retorno dele ao time deve ser, mais ou menos, próximo ao período em que Arana estará indo para a seleção.
Sentamos com o departamento médico, na tentativa de otimizar esse retorno. De fazer com que o atleta possa se recuperar, e isso merece um cuidado especial. Porque é uma lesão, que por se tratar de ser na musculatura posterior de coxa, é um músculo muito exigido nas partidas, e uma recidiva não seria interessante. O atleta perderia muito tempo no seu retorno, se ele tiver uma reincidência dessa lesão. Porém, o atleta está trabalhando praticamente em tempo integral, três períodos por dia. A gente está entendendo que o período de retorno, mas é cedo para se falar sobre isso, o período de retorno vai estar mais ou menos correspondendo ao momento de apresentação de Arana para a Seleção Olímpica. Mas para ser mais preciso, vamos precisar de mais uns dias para que a gente tenha uma ideia ideal. O Atleta está completamente comprometido com a sua recuperação.