
FOTO: BRUNO HADDAD / CRUZEIRO
O empate entre Cruzeiro e Operário na noite desta última quinta-feira (16) na Arena do Jacaré, pela 24a rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ainda vai gerar muito debate sobre arbitragem.
A Raposa teve um gol anulado nos minutos finais, por um suposto toque da bola no braço do meia Marco Antônio. Mesmo sem imagens para comprovar se houve, ou não, a falta que invalidaria o gol, o árbitro da partida, Rodrigo Dalonso Ferreira (VAR-FIFA) foi até a cabine do VAR e optou por invalidar o tento que desempataria o jogo terminado em 1 a 1.
Antes mesmo da anulação confirmada, a possibilidade de não validarem o gol acarretou em um grande tumulto no campo, que gerou um cartão vermelho para o técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, além do treinador de goleiros André Codra e do assistente técnico Maurício Copertino. De acordo com a súmula apresentada pelo árbitro, Vanderlei Luxemburgo teria se dirigido ao mesmo dizendo:
“Você já veio mal intencionado, desde o começo! Quem deveria ser expulso é você! Você é safado! Vocês não tem que checar nada. A imagem é inconclusiva. Já falou na TV!”
A súmula da partida ainda traz detalhes da confusão, alegando que o técnico Vanderlei Luxemburgo teria se negado a sair de campo após o cartão vermelho, o que motivou a entrada da Polícia Militar em campo. A confusão interrompeu o jogo por mais de 14 minutos, ultrapassando o total de acréscimos estipulado anteriormente (7 minutos).
Cruzeiro se pronuncia sobre arbitragem
Já no início desta madrugada, após o jogo, o Cruzeiro publicou em seu perfil no Twitter, uma sequência de postagens com momentos em que se sentiu lesado com a arbitragem de Rodrigo Dalonso Ferreira. Entre os lances, estão a marcação do pênalti que gerou o gol de empate do Operário e o questionamento sobre a regra de validação do gol, dado que o lance se mostrava inconclusivo nas imagens do VAR. O clube deixou claro que irá se manifestar de forma oficial à Confederação Brasileira de Futebol.
Assim como já fizemos em outras oportunidades, iremos à CBF manifestar formalmente nosso repúdio em relação ao que aconteceu no jogo de hoje. Fomos prejudicados em dois lances capitais, com a interferência do VAR em situações mal conduzidas pela equipe de arbitragem.
Siga o🧶
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 17, 2021
Vale ressaltar que o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, tem boa relação com a diretoria executiva da CBF, em especial com o ex-presidente da Federação Mineira de Futebol e atual vice-presidente da CBF, com quem esteve há pouco mais de duas semanas, na sede da própria Confederação, para tratar de assuntos institucionais e presentear os dirigentes com a camisa oficial do centenário do clube.