
FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
O técnico Vanderlei Luxemburgo se manifestou sobre a paralisação realizada pelos jogadores do Cruzeiro na quarta-feira do dia 13 de outubro. É a primeira vez que alguém de dentro do clube, que não fossem os próprios jogadores, se manifesta sobre o ocorrido. Em um vídeo destinado à torcida e imprensa, Luxemburgo ressaltou a forma como os atletas decidiram protestar e demonstrou confiar numa possível resolução breve.
Antes mesmo da decisão dos atletas se tornar pública, através de uma carta divulgada pelos próprios jogadores, o elenco já havia se reunido com o técnico e sua comissão, que entendeu e deu seu apoio ao movimento. A paralisação durou até o sábado (16), com o elenco voltando a se reapresentar para treinar no domingo (17).
O presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, tem se reunido ao longo das últimas semanas com diversos empresários cruzeirenses. O objetivo é para buscar uma solução para os salários atrasados. Atualmente, a Raposa deve mais de R$9 milhões a jogadores e funcionários. Até o dia de hoje, o pagamento não havia sido feito, mesmo com a promessa de uma resolução rápida.
Confira as palavras de Luxemburgo sobre a paralisação dos jogadores:
“Todo mundo pensando que, de repente, por causa dos jogadores terem manifestado seus interesses… A palavra greve é sindicato, aquelas coisas mais complicadas. Eles mostraram insatisfação com relação aos atrasos de pagamentos com os funcionários e com eles. É uma coisa que vem se arrastando desde o ano passado. Em virtude disso, tomaram uma posição.
É uma posição em que momento algum se insurgiram contra o clube. É muito importante falar. Era uma reivindicação de direitos adquiridos que eles tinham e têm. Foram colocar isso para o clube buscar uma solução. Teve a reunião, a conversa inteligente de ambas as partes, a diretoria se colocou à disposição de buscar a solução dos problemas que estão passando juntamente com os funcionários e o Cruzeiro voltar a uma normalidade.
Jogadores voltaram no domingo, isso foi muito importante, porque sabem que tem um compromisso importante na sexta-feira. Eles voltaram para treinar e se colocaram à disposição, treinando forte, porque sabem que temos um jogo de decisão, fora de casa, contra um adversário difícil. A coisa correu e caminhou bem. A diretoria está aí buscando soluções. Já falaram que vão pagar os atrasados dos funcionários da Toca I e da Toca II, estão buscando, não sei como está essa situação.
Importante é que o movimento fluiu de maneira saudável. Não foi aquela coisa de vir aqui, torcida quebrar, porque jogadores são mercenários, isso e aquilo, não tem mercenário nenhum. Os jogadores estão dentro de uma responsabilidade, se dedicando, estou muito satisfeito. Satisfeito de estar em um ambiente de Cruzeiro.”
Arbitragem também foi tema abordado
Em seu vídeo, Luxemburgo também abordou o tema da arbitragem, questionando as escolhas de árbitros pros jogos do Cruzeiro e mandando também um recado ao chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba. Vale lembrar que Vanderlei tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo, contra o Botafogo, por reclamação e está suspendo da partida contra o Avaí, amanhã, na Ressacada.
“Gaciba, pelo amor de Deus, nós podemos nos comunicar com os profissionais que estão dentro de campo. Não podemos é ofender. Nós podemos falar que tem alguma coisa acontecendo, até alertando uma sequência de falta repetida. As vezes o 4º arbitro ta mais preocupado em vigiar a gente, do que vigiar o jogo.”
Confira o vídeo completo na íntegra: