
FOTO: LUIZ MARTINI / AMÉRICA
Se 2020 foi um ano histórico para o América com um inédito 3º lugar na Copa do Brasil, derrotando gigantes da competição, além do vice-campeonato na Série B e um 3º lugar no Campeonato Mineiro. Em 2021 a equipe pode conquistar ainda mais fatos inéditos.
O início do ano foi de altos e baixos para o Coelho.A equipe fez um ótimo Campeonato Mineiro, eliminando o Cruzeiro na semifinal, vencendo os dois jogos, por 2×1 fora de casa e 3×1 no jogo de volta. Perdeu o título após empatar os dois jogos da final contra o Atlético, que tinha a vantagem.
Na Copa do Brasil, o Alviverde Mineiro não conseguiu repetir o feito do ano anterior, sendo eliminado pelo Criciúma, nos pênaltis, ainda na terceira rodada da competição.
Com dificuldades para vencer, o América lutou praticamente por todo o primeiro turno, para sair do Z-4, no Campeonato Brasileiro. Mas, as coisas mudaram com a chegada do técnico Vagner Mancini, além de contratações de peso como Orlando Berrío e Mauro Zárate.
Com a mudança de postura e os reforços chegando, não foi difícil para o Coelho engrenar uma sequência de vitórias e se livrar do risco de rebaixamento.
Mesmo sem Vagner Mancini, que deixou a equipe para assumir o Grêmio, o América pode hoje sonhar com conquistas inéditas, além de viver a melhor campanha da sua história no Brasileirão de pontos corridos.
Faltando 10 rodadas para o fim do campeonato, o Coelho tem 35 pontos e está na 9ª posição. Com isso, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, o América teria apenas 4,4% de chances de rebaixamento. Em contrapartida, o time de Marquinhos Santos tem 58,9% de garantir uma vaga inédita na Sul-Americana.
Se permanecer na Série A do campeonato, o América já faz história, se mantendo por dois anos consecutivos na elite do futebol brasileiro. Para alegrar ainda mais o coração do torcedor americano, a equipe pode ser a primeira de Minas Gerais a se tornar clube-empresa, o que pode ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2022, o que tornaria a equipe ainda mais competitiva para o ano que vem.