Uma vitória contra o Flamengo pode decretar o título para o Atlético?

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

A cada rodada que se passa do Campeonato Brasileiro, o título da competição se aproxima mais do Atlético. O time mantém uma regularidade impressionante no campeonato, sendo o líder do returno, o melhor mandante, o time que menos perdeu (4 derrotas), a defesa menos vazada (20 gols sofridos), o segundo melhor visitante, segundo melhor ataque e possui em seu elenco um dos artilheiros do campeonato (Hulk, com 11 gols marcados).

Alguns comentaristas que atuam nas principais praças do futebol do Brasil, conhecido como “eixo Rio-São Paulo”, já cravam que o Atlético é o  Campeão Brasileiro e também o finalista da Copa do Brasil.

Na contramão do senso comum, o comandante do Atlético pensa de forma diferente. Na coletiva após o jogo, Cuca deixou claro que não tem nada decidido, nem no Brasileirão, nem na Copa do Brasil. É possível notar nos estádios e nas redes sociais que os torcedores atleticanos também agem com cautela ao tratar do assunto. A esperança brilha nos olhos de cada um, porém, admitir que já é campeão, só após estar comprovado matematicamente.

E em relação aos números, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é bem otimista quando mostra os dados da probabilidade: de acordo com os matemáticos, o Galo tem 92,2% de chances de faturar o Brasileirão, enquanto o Flamengo tem apenas 3,2% e os demais times aparecem com menos de 1% de chances.

Probabilidades dos times em conquistar o título da Série A (INFO: MAT/UFMG)

A euforia ainda não deu as caras no ambiente atleticano. Dentro do clube, da diretoria aos jogadores, além da própria torcida, seguem a linha da cautela, da humildade e dos pés no chão. Um dos exemplos práticos é que Cuca, ainda na coletiva de ontem, deu indícios que deve escalar o time com força máxima diante do Fortaleza, para não correr qualquer tipo de risco, mesmo com a grande vantagem que possui – o Atlético venceu o jogo de ida por 4 a 0 e pode perder por até 3 gols de diferença – afinal, tem muita coisa em jogo: não só mais um título importante, mas também a premiação de, no mínimo, R$23 milhões para quem chegar à final. E caso seja campeão, esse valor pode chegar aos R$56 milhões.

Mas, voltando ao Brasileirão, principal título e o sonho de todos que se envolvem com o Atlético: no momento são 11 pontos de vantagem para o segundo colocado (Fortaleza) e uma decisão no horizonte. A próxima rodada colocará frente a frente Atlético e Flamengo, os grandes protagonistas do futebol brasileiro em 2021. Seria essa a “final antecipada” do Campeonato Brasileiro?

Antes de responder essa pergunta, é preciso lembrar que, caso vença o rubro-negro, o Atlético abrirá uma vantagem de 16 pontos na tabela. Ainda que o Flamengo tenha dois jogos a menos, seria quase impossível tirar essa diferença em poucas rodadas, sempre lembrando que assim como o Galo, o time comandado com Renato Gaúcho ainda está focado na Copa do Brasil e divide suas atenções com a final da Libertadores da América. A soma de todos esses fatores, mais a análise do retrospecto recente, em que o Flamengo é apenas o quinto colocado do returno do Campeonato Brasileiro, com sua performance sendo questionada diante da queda de produção do time, pode ser uma grande vantagem a ser explorada pelo Atlético.

Portanto, sábado pode sim ser uma grande decisão do Campeonato Brasileiro. Uma vitória colocaria o Atlético muito mais próximo e seguro do título tão aguardado desde 1971. De certo mesmo é que, mesmo em caso de vitória alvinegra, o grito de “campeão” dos torcedores, comissão técnica e jogadores só ocorrerá, de fato, quando a matemática decretar.

 

 

 

Compartilhe