
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Os Donos da Bola da TV Band Minas e foi questionado sobre diversos assuntos a respeito da temporada atual do Cruzeiro, seu planejamento para o próximo ano, a possibilidade do clube em contar com Alexandre Mattos e também sobre reforços. Confira as principais respostas nos tópicos abaixo:
– Definição para a próxima temporada
“Para definirmos a próxima temporada, não é uma definição fácil, porque o Cruzeiro está num momento de transição de clube para empresa. Então, como será feito o contrato, até onde vai ser clube, onde vai ser empresa, tudo isso está sendo discutido, com calma e tranquilidade. Mas tá caminhando muito bem.”
– Retorno à elite em 2022
“Eu quero (ficar no Cruzeiro). É um clube que me deu muita coisa. Eu não quero ficar só esse ano não. Eu quero trazer o Cruzeiro pra elite do futebol brasileiro ano que vem, mas no próximo já tem que entrar pra elite do futebol sul-americano, já tem que entrar numa Libertadores, disputar grandes títulos, competir e ganhar. Montar um time competitivo em que você possa chegar e brigar por uma Copa do Brasil, o clube é copeiro, clube acostumado a ganhar.”
– Problemas extracampo e o que poderia ter sido feito diferente
“É uma obrigação do empregador pagar seus funcionários em dia. Você cria um ambiente propício. Não o salário, mas eu ter chegado um pouco antes, pra conhecer o elenco. Eu me equivoquei em algumas coisas por não conhecer, mas alguns jogadores eu não conhecia como ele se posicionava, qual o rendimento ele podia ter dentro do jogo. Depois que o ambiente ficou favorável, nós fomos crescendo. Se eu tivesse chegado um pouquinho antes, nas últimas rodadas nós estaríamos brigando pra subir.”
– Planejamento para 2022
“Tem o Argolo e o presidente direto comigo, além do Ricardo Rocha. Nós conversamos e o planejamento está todo pronto, inclusive com os jogadores que vão ficar, os jogadores que vão sair e os jogadores que estão na lista sendo contatados pra gente poder caminhar. Alguns jogadores nós estamos ligando, ‘você quer vir pra cá, te interessa?’. Quando eu falei da importância (de pagar) o transfer ban é porque você tem que estar livre no mercado, pra poder trazer o jogador. O Cruzeiro tá correndo atrás de fazer isso. Já está caminhando há mais de uma semana, estamos montando a temporada seguinte.”
– Pedro Lourenço (Supermercados BH)
“O Pedro hoje, quando se fala em Cruzeiro, se fala Pedro. Não tem como você separar. O Pedro é fundamental pra essa recuperação do Cruzeiro em sua história. Sem o Pedro obviamente dificulta um pouco, a paixão dele, a participação financeira dele com patrocínio. Ele é uma pessoa extremamente importante porque ele não fala, ele não promete, ele põe dinheiro, porque tem gente que fala e não põe nada.”
– Alexandre Mattos como possível novo diretor de futebol
“Eu não tenho nenhum problema em trabalhar com ele (Mattos). Eu trabalhei com Brunoro, Maluf. Nenhum problema em trabalhar com o Alexandre, desde que se respeite os espaços. Eu tenho discutido muito sobre a chegada do diretor executivo ao futebol, no sentido de que ele é o “todo poderoso”. Diretor executivo tem que trabalhar paralelo com o técnico. A parte técnica e a parte administrativa. Juntamos isso, dá coisa boa. Ninguém está acima de ninguém. Trabalhar no sentido de trazer o melhor para o clube. Ele tá junto com o técnico, como é na Europa, o planejamento passa pelo técnico e pelo diretor executivo de executar. Não tenho problema em trabalhar com o Alexandre ou qualquer outro diretor, até porque ele é muito bom profissional, tem grandes conquistas, seria uma experiência boa.”
– Montagem do elenco
“O Cruzeiro vai ser montado pra subir. Não pra tentar subir, mas pra subir. Temos 6 equipes e o Cruzeiro tem que estar ali. Não abro mão disso. Um Cruzeiro de primeira divisão, técnico, mas que seja competitivo. É pegado, é porrada o tempo todo. Eu não vou conseguir montar o Cruzeiro dos sonhos, mas tem que montar um Cruzeiro competitivo, com qualidade, mas que a torcida olhe para ele e fala ‘eu confio nesse time pra subir’.”
– Avaliação do trabalho deste ano
“Meu trabalho foi ótimo, porque se não, o Cruzeiro ia para a terceira divisão. Essa é a grande verdade. Não adianta ficar jogando conversa fora. Eu acho que meu trabalho foi excelente, que eu consegui tirar o time da 19ª colocação e botei o clube brigando lá em cima em alguns momentos. Não consegui, mas mantive o Cruzeiro na segunda divisão.”
– Perfil do time a ser montado para a próxima temporada
“Cascudo, com mais jovens. Vai ser a base que a gente vai aproveitar muito bem. E jogadores que eu percebi que podem ser contratados pelo Cruzeiro nessa segunda divisão. Inclusive já tem jogador acertado com a gente, mas não podemos falar. Já tem jogador acertado com a gente. Isso não quer dizer que o transfer ban tenha sido pago, mas já tem jogador fechado com a gente.
– Renovação de seu contrato para a próxima temporada
“Essa semana, talvez. Macarrão se come quente, se esfriar é muito ruim. Precisa de antecipar detalhes. Ou acerta, ou não acerta. Ta muito bem encaminhado, acho que não vai ter problema nenhum, mas tem que ser essa semana. Eu vou sair de férias sem estar definido? Vai ser um “fico” bem legal.”