
FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
O Atlético entra em campo amanhã, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, com uma mão na taça da Copa do Brasil. Após a goleada por 4 x 0, no último domingo, no Mineirão, o Galo pode perder por uma diferença de três gols, que garante o título.
Para o atacante Keno, um dos destaques do time nessa reta final de temporada, é uma vantagem boa, mas não tem nada decidido ainda.
É uma vantagem boa. A gente entrou para vencer o jogo. A gente sabe que lá, jogar contra o Athletico Paranaense é difícil, tem um campo sintético, tem um treinador que eu trabalhei com ele, é um treinador muito inteligente. É uma decisão. Nós entramos decidimos a buscar a vitória, e a gente fez uma vantagem boa. Mas, não tem nada ganho ainda, sabemos que final é jogo de disposição, de guerra. Nós temos que chegar lá, e entrar com a mesma disposição que entramos aqui.
O atacante projeta um jogo difícil, afinal, o time paranaense precisa de pelo menos quatro gols para levar a decisão para os pênaltis e com isso, ele espera ter mais espaço para jogar, principalmente nos contra-ataques.
Eu acho que vai ter espaço sim, o time deles vai ter fazer um gol logo no começo do jogo, para poder incendiar mais o jogo. A gente tem que ter tranquilidade no jogo, nós temos muitos jogadores experientes, que já jogaram finais. Sabemos que os 5, 10 minutos de jogo serão muito fortes, por parte da equipe deles. Mas, nós vamos entrar mais ligados ainda. Sabemos que não podemos vacilar em nenhum momento. Jogar lá é muito difícil. Teve um jogo lá que ganhamos de 1 x 0, era o time reserva deles, mas era um time muito organizado, com muita pressão. Eu sei que vai ser difícil lá, mas nós estamos concentrados, focados para conseguir uma vitória lá também.
Keno destacou, que o time do Atlético evoluiu da temporada passada para essa. Chegaram novos jogadores que agregaram muito ao grupo, que hoje tem um poder de reação muito grande. Se tem uma derrota, o time assimila com rapidez, vira logo a chave e já busca a vitória no jogo seguinte. Uma das grandes virtudes do grupo, segundo o atacante.
A gente evoluiu. Com as contratações que a gente fez , nós viemos trabalhando forte para isso. Com a chegada do Diego, do Hulk, do Nacho, jogadores experientes, que agregaram ao grupo. Sabíamos que esse ano, era o momento de ganhar um título. Começamos uma Libertadores tão boa, mas acabamos eliminados, o que é difícil de entender, sem derrotas. Mas, viramos a chave contra o Inter, e voltamos a vencer. A gente tenta sentir a dor, no dia que a gente perde, mas passou, é passado. A gente foi campeão do Campeonato Brasileiro, mudamos a chave muito rápido, e conseguimos uma vantagem muito boa contra o Athletico. Isso é concentração, determinação do grupo. A gente não pode se acomodar, se tem jogo pela frente, nós temos que nos concentrar e buscar a vitória.
O atacante teve uma temporada irregular, muito por conta das lesões que o incomodaram ao longo do Campeonato Brasileiro, mas, na reta final, cresceu de produção, sendo decisivo e fazendo gols importantes. Keno confidenciou, que as conversas que Cuca teve com ele, individualmente, para acertar seu posicionamento em campo, foram muito importantes para o seu crescimento nesse final de temporada.
É questão de treinamento. Ano passado o Sampaoli gostava jogar com os extremos bem abertos. Não gostava que viesse por dentro. O Cuca chegou e falou, ” tu vai sair de cima da linha, e vai jogar por dentro. Porque, por dentro você vai estar mais perto do gol que aberto “. E isso é questão de treinamento, de dia a dia. Nos treinos quando eu ficava aberto, ele parava os treinos e mandava eu fechar. Isso é conversando. Ele me chamava na sala dele para conversarmos sobre posicionamento. Botava uns vídeos, eu ficava reparando, e eu consegui entender a jogada dele. E contra o Bahia, quando acabou o jogo, a primeira coisa que ele me falou foi isso, que os dois gols que eu fiz, foi pelas conversas que eu tive com ele, e pelos treinamentos.
Caso o Atlético confirme o título da Copa do Brasil, será um título inédito na carreira do atacante, que possui 2 Brasileiros, 2 Campeonatos Mineiros, 1 Campeonato Pernambucano e 01 Copa do Nordeste, no seu currículo.