
FOTO: ACERVO / CRUZEIRO E.C. E REPRODUÇÃO / XP
O “efeito Ronaldo” segue causando impacto nas mais diversas esferas, dentro e fora de campo, em Minas Gerais. Após se tornar sócio majoritário do Cruzeiro – o atacante adquiriu 90% da recém-criada Sociedade Anônima do Futebol do clube – e movimentar os noticiários, agora foi a vez da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais se movimentar.
Em requerimento assinado nesta segunda-feira (20) pelo deputado Professor Cleiton (PSB), deputados do Poder Legislativo solicitaram a concessão do título de “Cidadão Honorário de Minas Gerais” ao ex-atacante, pela sua trajetória como jogador e investidor no Cruzeiro Esporte Clube.
Justificando a concessão do título, o requerimento apresentado traz em seu texto, de forma bem resumida, a história de Ronaldo, ressaltando seu começo de carreira no Cruzeiro, clube que o revelou para o mundo do futebol, além de seu sucesso internacional e com a camisa da Seleção Brasileira de futebol, onde foi bicampeão do mundo (1994 e 2002).
O documento ainda terá a assinatura de outros parlamentares e depois será lido e apreciação em plenário antes de ser aprovado. Por conta do recesso parlamentar de final de ano, a conclusão dos trâmites irá se encerrar apenas no próximo ano.
Confira na íntegra o texto do requerimento:
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais:
As deputadas e os deputados que este subscrevem requerem a V. Exa., nos termos regimentais, e na forma da deliberação nº 2.753/2020, a concessão de titulo de cidadão honorário do Estado ao Sr. Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, pelo sua trajetória junto ao Cruzeiro Esporte Clube, como jogador e agora recentemente como investidor .
Sala das Reuniões, 20 de dezembro de 2021.
Deputado Professor Cleiton – PSB
Vice-Líder do Bloco Democracia e Luta Vice-Presidente da Comissão de Participação Popular
Justificação: Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo, Ronaldo Fenômeno ou simplesmente Fenômeno (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1976), é um empresário e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, amplamente reconhecido como um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Atualmente é presidente do Real Valladolid, da Espanha e sócio-proprietário do Cruzeiro, do Brasil.
O diminutivo Ronaldinho surgiu na Copa do Mundo de 1994, para distingui-lo de Ronaldão, companheiro mais velho. Já o apelido de Fenômeno foi forjado pela imprensa italiana, quando defendeu a camisa da Internazionale. Em seu auge, ficou conhecido pelas suas arrancadas, dribles e sua capacidade de finalização. Foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002.
Iniciou seu caminho no esporte no futsal do Valqueire Tênis Clube, transferindo-se cedo para o Social Ramos Clube do Rio de Janeiro, para logo em seguida mudar-se para o São Cristóvão, também carioca. Porém, foi no Cruzeiro que se profissionalizou e alcançou a fama como atleta no segundo semestre de 1993, conquistando a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. Seguiu os passos do compatriota Romário e iniciou sua carreira na Europa no PSV Eindhoven, sendo artilheiro do Campeonato Neerlandês e campeão da Copa dos Países Baixos.Transferiu-se para o Barcelona em 1996, onde teve a melhor temporada de sua carreira em número de gols, conquistando a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei e a Recopa Europeia, sendo escolhido como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e segundo melhor pela France Football no tradicional prêmio Ballon d’Or, sendo até hoje o mais jovem a receber o prêmio da entidade máxima do esporte, com apenas vinte anos de idade. Surpreendentemente, transferiu-se para a Internazionale no ano seguinte, quebrando o recorde da transferência mais cara da história até então. Foi eleito pela segunda vez como o melhor jogador do mundo em sua primeira temporada no clube, dessa vez tanto pela premiação da FIFA como na Bola de Ouro, também tornando-se o mais jovem vencedor da história do prêmio da revista francesa.Em 1998, um de seus anos mais goleadores, foi eleito como segundo Melhor do Mundo pela FIFA e como terceiro pela France Football. Na equipe italiana, venceu a Copa da UEFA mas não conseguiu nenhuma artilharia principalmente devido às suas constantes lesões entre 1999 e 2001.
Em agosto de 2002, o Real Madrid anunciou a compra do atacante, tornando-o um dos poucos jogadores que estiveram dos dois lados do El Clásico. Pelo clube merengue, venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa e o Campeonato Espanhol; além disso, foi eleito o Melhor do Mundo pela FIFA em 2002 e venceu a Ballon d’Or no mesmo ano. Seu último clube europeu foi o Milan: ao ingressar no clube em 2007,[22] entrou para a história como um dos jogadores que atuou em ambas as equipes do Derby de Milão. Contudo, sua passagem foi curta devido à novas lesões, fazendo com que ele jogasse apenas 20 partidas em duas temporadas. Já no fim da carreira, foi anunciado pelo Corinthians em 2009, conquistando uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista. Jogou no clube até 2011, quando anunciou sua aposentadoria.
Com apenas 17 anos, na Copa do Mundo FIFA de 1994, nos Estados Unidos, integrou a Seleção Brasileira no seu tetracampeonato, embora não tenha entrado em campo. Ronaldo foi, ao lado de Rivaldo, o grande nome do vice-campeonato na Copa do Mundo FIFA de 1998, sendo eleito o melhor jogador da competição. Também foi o protagonista na conquista do quinto título mundial da verde-amarela na Copa do Mundo de 2002, sendo artilheiro do torneio. Atrás apenas de Pelé e Neymar, é o terceiro maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 67 gols, sendo durante oito anos, o maior goleador da história das Copas, com 15 gols, recorde superado apenas em 2014 pelo alemão Miroslav Klose.
Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Desde 2002, Ronaldo é Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU). Ainda é embaixador do Corinthians e do Real Madrid. Foi membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Ronaldo, além de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, é um grande empresário, participa ativamente de diversos negócios, bem como contribui com projetos sociais. O ex-jogador é dono de grandes empresas de marketing, além de presidente do Real Valladolid, clube da segunda divisão espanhola e agora adquiriu 90% do Cruzeiro Esporte Clube por 400 milhões de reais.