Baixo rendimento dos times da Série B na Copa do Brasil chama atenção; Cruzeiro se destaca

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES

A Copa do Brasil é conhecida por ser a competição mais democrática do país por um motivo simples: basta apenas um resultado improvável para que um clube grande seja eliminado por outro de menor expressão nacional. E a edição de 2022 tem mostrado que a exceção pode acabar virando regra.

Até o momento, a primeira fase da Copa do Brasil tem sido uma verdadeira pedra no sapato para os clubes que disputarão a Série B deste ano. 12 times que disputarão a segunda divisão do Campeonato Brasileiro estiveram em campo pela competição e apenas três clubes, até a publicação desta matéria, conseguiram a vitória: Cruzeiro, Guarani e Sampaio Corrêa.

Apesar do baixo número de vitórias, o regulamento da competição dá a vantagem do empate ao time visitante e, mesmo assim, só seis clubes conseguiram a classificação. Além dos três citados anteriormente, CSA, Criciúma e Tombense avançaram à segunda fase da competição graças a um empate em seus jogos.

Entre os clubes de tradição que já ficaram pelo caminho, estão o Náutico, que perdeu para o Tocantinópolis por 1 a 0, a Ponte Preta derrotada pelo Cascavel por 1 a 0, a Chapecoense que perdeu por 3 a 2 para o Moto Clube, o Londrina, que perdeu para o Ceilândia por 2 a 0 e o Grêmio, detentor de cinco títulos da competição e um dos clubes mais estruturados do país, que foi derrotado pelo Mirassol (3 a 2).

Os resultados da primeira fase da Copa do Brasil até o momento (times da Série B):

Salgueiro 0x5 Cruzeiro
Atlético-AL 1×1 CSA 
Tocantinópolis 1×0 Náutico
Cascavel 1×0 Ponte Preta
Nova Iguaçu 0x0 Criciúma
Moto 3×2 Chapecoense
Icasa 0x0 Tombense
Maricá 0x1 Guarani
Mirassol 3×2 Grêmio 
Ceilândia 2×0 Londrina
Tuna Luso 1×0 Novorizontino
Operário-VG 1×2 Sampaio Corrêa

A goleada do Cruzeiro serviu para levantar dúvidas sobre até onde o placar de 5 a 0 se deu pela fragilidade do adversário ou pela força do elenco celeste. O debate acabou se intensificando na crítica especializada do estado. Mas, se os resultados podem servir de alerta para as outras equipes, pode também ser um indicativo de que as coisas estão melhorando no Cruzeiro. O clube é o único da Série B, até o momento, a conseguir uma vitória tranquila na primeira fase. 

Até o final da próxima quinta-feira (3) todos os clubes que disputam as primeiras fases da Copa do Brasil já terão entrado em campo. Dos 20 clubes que disputam a Série B de 2022, apenas o Bahia, campeão da Copa do Nordeste de 2021, entra a partir da terceira fase da competição. E o Brusque é o único clube que não conseguiu a classificação para a competição.

Outros clubes da Série B que ainda disputarão a primeira fase da Copa do Brasil:

02/03 – 19h – Real Noroeste x Operário
02/03 – 19h – Altos x Sport
02/03 – 20h – Rio Branco x Vila Nova
02/03 – 21:30h – Ferroviária x Vasco
02/03 – 21:30h – Portuguesa-RJ x CRB

Compartilhe