
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
A proposta do técnico Paulo Pezzolano para o Cruzeiro neste início de temporada, ressaltado diversas vezes pelo próprio uruguaio, era de rodar o elenco e dar chance ao máximo de jogadores possíveis para identificar os pontos fortes e fracos da Raposa. E os números finais, na véspera do último jogo do Campeonato Mineiro, mostram que o técnico de fato aproveitou o estadual para conhecer seus atletas.
Até o momento, o Cruzeiro disputou 15 partidas em 2022 – são 11 vitórias, 1 empate e 3 derrotas – válidas pelo Campeonato Mineiro (13) e pela Copa do Brasil (2). Diante desses jogos, Pezzolano utilizou 37 atletas, viu seu elenco ser reforçado e também sofrer com baixas.
Os campeões de participação neste início de temporada são o lateral esquerdo Rafael Santos, que atuou em 13 partidas, e o meia João Paulo, que tem o mesmo número de jogos. Dos atletas disponíveis, apenas quatro disputaram uma única partida, sendo três ainda em idade de sub-20 – o goleiro Ezequiel, o zagueiro Paulo e o meia Vitinho – e o último reforço anunciado, o zagueiro Wagner Leonardo.
O elenco também sofreu algumas baixas neste período de testes. O primeiro a deixar a equipe foi o atacante Thiago, vendido ao Ludogorets, da Bulgária. Logo depois, três baixas em sequência na defesa aconteceram, com a saída dos zagueiros Maicon (acertou com o Santos), Sidnei (acertou com o Goiás) e o lateral direito Gabriel Dias (perto de acertar com o Vasco).
Necessidade de reforços
Em entrevista coletiva realizada nesta tarde na Toca da Raposa II, Paulo Pezzolano falou sobre suas conversas com a diretoria de futebol do Cruzeiro e garantiu que o clube trabalha para acertar com novos reforços tanto para o ataque, quanto para a defesa.
“Eu e a diretoria estamos falando sempre. Todos os dias. Já sabemos que pode chegar um jogador a mais no ataque, algum na defesa, mas vai chegar mais alguns jogadores para fazer a equipe mais forte, que é o mais importante. Estamos tranquilos, esperando que cheguem o mais rápido possível, para que se adaptem à equipe, já que semana que vem começamos o caminho mais importante, que é o campeonato brasileiro, que todos estamos com muita expectativa. É o mais importante esse ano. Sim, vão chegar alguns jogadores tanto pro ataque, quanto para defesa.”
Atualmente, o elenco do Cruzeiro profissional conta com cerca de 33 atletas. Esse número pode variar, agora que a equipe do sub-20 também treina na Toca da Raposa II e a comissão técnica tem observado e dado chances para jogadores da categoria de base não só treinarem, como também serem relacionados para as partidas.