
FOTO: MOURÃO PANDA / AMÉRICA
O América, diante do seu torcedor, goleou o Juventude, por 4 a 1 e garantiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro.
A partida começou quente, logo aos 30 segundos o Juventude já estava no ataque com Ricardo Bueno cabeceando na marca do pênalti para uma bela defesa de Jailson. Com 1’ novamente Ricardo Bueno apareceu livre pela direita, invadiu a área mas chutou para fora. A postura dos gaúchos surpreendeu no início do jogo, empurrando os donos da casa para o seu campo de defesa. Aos 11’ novamente Jailson teve que intervir, após uma batida venenosa de falta do zagueiro R.Foster. No minuto posterior veio a primeira boa chance do América. Paulinho conduziu a bola pela lateral, limpou a marcação e chutou com perigo, mas a bola foi para fora.
Aos 16’ novamente o Coelho foi ao ataque. Paulinho recebeu dentro da área, P. Miranda fez a carga no jogador e após a revisão no VAR, o árbitro marcou o pênalti a favor dos mineiros. Maidana foi para a cobrança contra César, cobrou no cantinho e abriu o marcador, 1 a 0. Com o gol o Coelho se animou e passou a atacar mais. Aos 23’ Everaldo saiu cara a cara com César, mas o goleiro teve sangue frio e com a ponta dos pés defendeu. No escanteio posterior ao lance, F. Azevedo cabeceou no canto e no alto sem chances para o goleiro, 2 a 0. A partida ficou equilibrada, o América tentando ampliar o placar e o Juventude tentando diminuir a diferença. Aos 37’ P. Moccelin chegou duro em F. Azevedo, o árbitro foi chamado à cabine do VAR, anulou o amarelo e expulsou o jogador. Com isso, o América foi para o vestiário com a vantagem no placar e um homem a mais em campo.
Ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, foi o Coelho quem começou atacando. Mas os gaúchos não se intimidaram, mesmo com um jogador a menos, mantiveram uma marcação acima do meio campo tentando armar o contra-ataque. Os 15’ foram dominados pelo América, fazendo com que César fosse o nome do Juventude na partida. Mas aos 19’ não teve como, Maidana recebeu um cruzamento milimétrico de Everaldo, para cabecear e ampliar o placar, 3 a 0. No lance, o zagueiro caiu de mau jeito, sentiu uma torção no tornozelo direito e precisou ser substituído. Mesmo com a vantagem no placar, o Coelho não abriu mão do ataque, pressionando a saída de bola do adversário e buscando mais gols. Mas aos 38’ foi o Juventude quem marcou o seu. Rômulo apareceu livre dentro da pequena área, cabeceou sem chances para Jailson e diminuiu a diferença, 3 a 1. Aos 41’ Edinho tentou o segundo para os gaúchos, chutando uma bola venenosa de fora da área, mas ela caprichosamente foi para fora. Mas foi o chute de Pedrinho que aos 43’ decretou a goleada alviverde, 4 a 1. Logo após, o juiz deu o apito final, garantindo os 3 prontos para os mineiros.
Na próxima partida o Coelho deixa o Brasileirão de lado e enfrenta o CSA, na terça-feira(19), às 19h, pela terceira rodada da Copa do Brasil. O Juventude também joga pela competição na quarta-feira (20), às 19h30, enfrentando o São Paulo.