Pezzolano fala sobre Paulo, Marco Antônio, reforço para duelo contra o Grêmio e comenta gestão de Ronaldo

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

Técnico do Cruzeiro, o uruguaio Paulo Pezzolano, de 39 anos, participou de uma live no canal do Youtube do jornalista Samuel Venâncio. Em um papo que durou pouco mais de 1 hora, Pezzolano comentou sobre diversos aspectos que vem trabalhando dentro do Cruzeiro, sempre deixando claro sua visão sobre como gosta de ver o futebol de sua equipe e repetindo palavras que já fazem parte da realidade do Cruzeiro, como intensidade e entrega.

Entre os assuntos abordados, Pezzolano comentou sobre o zagueiro Paulo, uma das joias da categoria de base do Cruzeiro. O atleta, que recebeu sondagens de grandes clubes do Brasil antes de acertar sua renovação com o clube, vem recebendo poucas oportunidades com a comissão atual e o técnico comentou e explicou os motivos para isso.

“Tenho observado muito o Paulo. É um jogador interessante, forte nos duelos, bola aérea, é canhoto. Ele tem que começar a ser mais fino com a bola. Quando ele for mais fino com a bola, ter esse trabalho que hoje estamos fazendo no sub-20, ele vai ser um zagueiro mais completo e pode ser um grande zagueiro. Hoje eu busco um homem mais grande, com mais referência nessa posição, é uma posição que você necessita ser sólido em todos os sentidos. Hoje tenho Brock, que é um jogador questionado aqui, mas eu gosto muito de como ele foi melhorando dia a dia. Ele quer seguir melhorando e ir bem nos jogos. Um jogador intenso, agressivo, completo e vai seguir melhorando. Depois chegou o Zé Ivaldo, um jogador diferente, mais técnico, com mais qualidade com a bola, lê muito, sabe muito do modelo de jogo. E o Lucas Oliveira que é um jogador muito rápido, que também tem qualidade com a bola. Esses são os problemas (concorrência) que hoje tem o Paulo, mas nós estamos perto dele, ele treina com a gente, mas é um jogador muito interessante, jogou com a gente no Mineiro e fez um bom jogo. Mas ele vai seguir melhorando e vai ser um grande zagueiro no médio/longo prazo.”

Paulo (43) atuou na vitória do Cruzeiro sobre o Tombense no estadual (FOTO: STAFF IMAGES)

Outro zagueiro que também foi assunto da conversa, Mateus Silva, que não vem sendo relacionado para as partidas, está sendo avaliado pela diretoria do clube e pode ser que esteja de saída para outra equipe.

“Mateus Silva está conversando para sair. Mas ainda não sei o que está decidido. Ele está na equipe, ainda não sei se vai sair ou ficar, um jogador que nós utilizamos, mas hoje não sei se vai ficar ou não.”

Pezzolano também foi questionado sobre outros jogadores que sumiram de suas convocações, como é o caso do meia Marco Antônio, também uma grande promessa da base do Cruzeiro. O técnico comentou sobre os pontos fortes e o que precisa ser melhorado para que o atleta consiga uma sequência maior e busque sua vaga na equipe.

“Quando eu cheguei, eu vi um meia, clássico. Depois eu quis colocar ele no interior no meio, depois como volante. Ele tem muita qualidade para jogar de volante, para sair dessa bola bem jogada. Mas ele tem que pegar mais intensidade, melhorar a marcação, colaborar sem bola. Seguir pegando intensidade e trabalho físico é o mais importante para ele, porque hoje é um jogador de 55, 60 minutos. Um jogador profissional não pode ser isso. Um jogador profissional tem que saber jogar 100 minutos e para isso tem que trabalhar. Ele tem uma condição técnica muito boa, mas as vezes fica cansado dentro da intensidade do jogo e começa a errar. Se ele melhorar isso, ele é um jogador diferente e que pode ajudar a gente.”

Saindo do futebol dentro de campo, Pezzolano comentou sobre como vem sendo trabalhar com a gestão de Ronaldo Fenômeno, agora proprietário da SAF do Cruzeiro.

“Eu vi o Ronaldo várias vezes, uma pessoa simples, humilde quando fala, que escuta, que é espetacular. E depois você lembra daquele jogador do mundial, da Europa, potente, que fazia gols, impressionante. É muito lindo estar perto dele. Que coisa mais linda ter um dono como Ronaldo. Quem pode saber mais de futebol que Ronaldo dentro do campo? Quando você gosta de trabalhar e gosta do argumento, fica tudo mais fácil.

Paulo Pezzolano, Pedro Martins (diretor de futebol) e Ronaldo (FOTO: GUSTAVO ALEIXO / CRUZEIRO)

Sobre uma possível saída em caso de proposta de outro clube, Pezzolano comentou que tem seu foco e seu objetivo hoje no Cruzeiro, que não pensa em deixar o clube. Mas foi sincero ao dizer que uma grande proposta, considerada irrecusável, poderia tirar ele do clube.

“Sinceramente, hoje, estou contente com o projeto no Cruzeiro, com tudo que estamos fazendo. Mas o torcedor às vezes não gosta de escutar a realidade, eu gosto de falar a verdade, de ser sincero, assim é minha vida. Eu tenho minha família, três filhos, o que fazer se aparecer uma oferta 10 vezes maior do que o oferece o Cruzeiro? É difícil (não recusar). É difícil que eu saia do Cruzeiro, porque eu não sou um treinador que vai sair por um pouco mais dinheiro, tem que fechar muita coisa, por esse lado estou tranquilo. O único que passa pela minha cabeça é como ganhar do Grêmio, o Cruzeiro na primeira divisão do ano que vem. O resto eu não falo, não escuto, meu empresário sabe o que eu quero, necessito e o hoje tudo está no Cruzeiro.”

Por fim, Pezzolano deixou a entender que pode ter à disposição o meia Fernando Canesin para a partida contra o Grêmio, no próximo domingo (8), jogo válido pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A tendência é que o atleta comece a partida no banco de reservas, mas que possa atuar por alguns minutos caso seja necessário.

“Eu quero que o Canesin chegue (pronto) para o final de semana (contra o Grêmio). Eu quero um problema, ter todos os disponíveis para o final de semana.”

Compartilhe