
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.
A vinda de Ronaldo a BH serviu, além de acompanhar a vitória do Cruzeiro sobre o Remo, oficializar os cargos de gestão que hoje estão à frente da Sociedade Anônima de Futebol do clube. Como já esperado, Gabriel Lima, líder do processo de transição e tido como braço direito de Ronaldo, será o CEO, ou seja, o chefe executivo do Cruzeiro.
Além de Gabriel, outros seis nomes foram oficializados pelo clube nesta tarde de sexta-feira (13). São eles Alexandre Cobra, secretário-geral; Enrico Ambrogini, diretor de operações; Lenin Franco, diretor comercial e de marketing; Pedro Martins, diretor de futebol; Raphael Vianna, diretor financeiro e Victor Rios, diretor de comunicação.
Gabriel Lima esteve à frente do Real Valladolid, da Espanha, nos últimos três anos, ocupando o cargo de diretor geral de negócios.
Alexandre Cobra chega com expertise em negócios e mercado, após ter passagem por empresas como a Três Corações, Ambev e a Alvarez&Marsal.
Enrico Ambrogini foi diretor do movimento “Bom Senso FC”, encabeçado por diversos jogadores que buscavam melhorias no futebol brasileiro entre os anos de 2013 e 2016, além de ter atuado como CEO no Espírito Santo FC e na Inter de Limeira.
Lenin Franco tem passagem por clubes como Bahia e Botafogo, atuando nas áreas de marketing e também de negócios.
Pedro Martins já é um conhecido do torcedor. Responsável pela reformulação do futebol da Raposa nesta temporada, foi gestor do Queens Park Rangers, da Inglaterra, do Athlético-PR, Ferroviária e, por último, esteve na Federação Paulista de Futebol.
Raphael Vianna foi outro que, recentemente, apareceu para comentar as situações que envolvem as finanças do Cruzeiro. Em um seminário, Raphael se mostrou por dentro de tudo que acontece na vida financeira da Raposa. Apesar de sua vasta experiência no mundo empresarial, é a primeira vez que irá assumir algo no mundo do futebol.
Victor Rios assume a comunicação do Cruzeiro após atuar por oito anos na comunicação da CBF/Seleção Brasileira e ter se tornado diretor executivo do “Grupo R9”, empresa de Ronaldo.
Com o organograma estruturado, a tendência é que o clube comece a desenvolver com mais agilidade situações como patrocínios, reestruturação de dívidas, ativações de marketing e novas reformulações no futebol.
Em entrevista ao site oficial do Cruzeiro, Gabriel Lima comentou sobre o momento:
“É um orgulho e uma honra liderar esse projeto do Cruzeiro em um momento de profunda transformação na indústria do futebol brasileiro. Nossa missão será devolver o Cruzeiro a um lugar de protagonismo no futebol nacional e expandir sua marca para além do território brasileiro.”