
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Entre os diversos jargões que existem no mundo do futebol, um dos que mais representa a atual fase do Cruzeiro é o que diz que um grupo campeão não se faz apenas com 11 jogadores. A prova disso é como Paulo Pezzolano vem gerindo sua equipe e a resposta de jogadores que entram na partida saindo do banco de reservas ajudam a equipe a conquistar os resultados.
Um dos mais acionados pelo técnico uruguaio nos últimos jogos é o volante Adriano. Cria da base do Cruzeiro, Adriano que acabou ganhando a titularidade na última temporada, perdeu espaço com a chegada de outros volantes mais experientes. Mas isso não diminuiu a importância do jogador para o time, pelo contrário. Adriano vem sendo cada vez mais utilizado como arma de Pezzolano para melhorar a saída de bola e ajudar a criar mais espaços em partidas complicadas.
Na última partida, contra o Criciúma, foi de Adriano a criação da jogada que terminou com a finalização de Jajá, garantindo a vitória por 1 a 0, fora de casa. Em outros jogos, Adriano também saiu do banco para ajudar a equipe a achar o caminho para o gol adversário. Em coletiva realizada na Toca da Raposa, o atacante falou sobre esse seu momento e o de todo o time.
“Fico feliz em poder estar ajudando meus companheiros. Sei que todo mundo está aqui pra entrar e ajudar a equipe. Estou fazendo muito bem o meu papel e fico feliz em ajudar. O que a gente tem que continuar fazendo é mantendo o nosso ritmo de jogo, creio que a maioria dos jogos dessa série B vai ser assim. A gente tem que impor nosso jogo, como a gente vem fazendo e se deus quiser vai dar tudo certo, vamos sair vitoriosos.”
“Todos nós estamos trabalhando muito. Principalmente nós, que não estamos jogando muito, os treinamentos são essenciais. Tanto a parte técnica, quanto a parte física. Isso a gente não pode deixar cair nunca. Em algum momento de algum jogo ele vai utilizar todos nós que estamos no banco. Por isso temos sempre que estar focados, trabalhando bastante.”
Adriano é um dos jogadores remanescentes, que viveram de perto os últimos dois anos de insucesso do Cruzeiro na Série B. Questionado sobre as mudanças pelo qual o Cruzeiro passou, principalmente após ter a gestão de Ronaldo se estabelecendo, Adriano deixou claro que o ambiente melhorou e também creditou a boa fase ao fato da torcida estar junto do time.
“Teve uma mudança geral dentro do clube. Estamos todos unidos, staff, jogadores, a torcida que vem nos apoiando bastante, tanto nos jogos fora quanto nos jogos em casa. Isso dá leveza pra jogar. Tem a pressão de fazer um bom jogo pra torcida, mas isso ajudou bastante, porque nos anos anteriores não tivemos a torcida e eles são o diferencial pra gente. Creio que todos estamos focados em um só objetivo e esse pensamento vem ajudando bastante.”
Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, Adriano sabe que o Cruzeiro vive um momento onde é mais visado pelas outras equipes, sendo considerado o time a ser batido. O volante falou de como é necessário manter o foco e não deixar que qualquer comodidade tome conta do grupo.
“Nós temos que nos manter focados. Somos o líder, todas as equipes vão querer ganhar da gente. A gente não pode deixar cair no comodismo. Isso atrapalha bastante, já vimos em anos anteriores, com outras equipes. E o Paulo (Pezzolano) também sempre cobra isso muito da gente: melhorar a cada dia, cada treinamento, cada jogo. Todas as equipes estão estudando muito a gente e cair no comodismo vai atrapalhar.”
Em 2022, Adriano já atuou em 18 partidas, marcando um gol e uma assistência. É o segundo volante que mais jogou, ficando atrás apenas de W. Oliveira (22 partidas). Nos últimos 5 jogos da Raposa, apenas em uma partida não foi acionado. No total, o volante já tem 86 jogos pelo time profissional do Cruzeiro, com 2 gols marcados.