
FOTO: MAURO HORITA / FLICKR / CRUZEIRO
Uma rodada para esquecer. Entre os times que estão no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B, apenas o Cruzeiro não pontuou na 17ª rodada e viu a diferença tanto do vice-líder da competição, quanto do 5º colocado, diminuírem.
Apesar de ainda ter uma margem considerável à frente dos seus rivais, o Cruzeiro não havia tido uma sequência de dois jogos sem vitórias na competição. Foram duas partidas como visitante: o empate em 1 a 1 com o Ituano e a derrota por 1 a 0 do último sábado (9) contra o Guarani.
O Cruzeiro terminou a 17ª rodada com 38 pontos conquistados, sustentando a liderança da Série B com uma diferença de 4 pontos para o Vasco (vice-líder, com 34 pontos). Em relação ao que realmente importa no final do ano, a permanência no G4, a margem segue grande o suficiente para dar tranquilidade ao técnico Paulo Pezzolano: são 13 pontos de diferença do líder para o 5º colocado, o Sport. O Tombense, uma das surpresas do campeonato, também aparece com a mesma pontuação do Sport (25 pontos), mas fica em 6º por conta dos critérios de desempate.

A diferença do Cruzeiro para o 5º colocado poderia até ter diminuído mais, se o Criciúma fizesse valer o fator casa e tivesse vencido o Vasco. Mas a vitória do cruzmaltino por 1 a 0 afastou os catarinenses, que agora têm 23 pontos e ocupam a 7ª posição, da briga pelo G4.
Próxima rodada de recuperação
A próxima rodada pode ser excelente para que o Cruzeiro busque manter a ótima margem de distância para o 5º colocado e também para o vice-líder. Enquanto a Raposa pega o Novorizontino (8º) em casa, o Sport viaja até Ponta Grossa, onde enfrentará o Operário (13º) e o Vasco até São Luís, onde enfrentará o Sampaio Corrêa (10º).
Outros confrontos que também valem o interesse do torcedor do Cruzeiro é a disputa entre Grêmio (4º) contra Tombense (6º), na Arena do Grêmio e o Bahia (3º) que viaja até Campinas para enfrentar o Guarani, que venceu o próprio Cruzeiro na rodada passada.