Resultados da 18ª rodada garantem Cruzeiro líder isolado do primeiro turno com antecedência

Compartilhe

FOTO: FLICKR / CRUZEIRO

A 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro apresentou, até o momento, resultados favoráveis ao Cruzeiro. Começando pela derrota do Vasco por 3 a 1, contra o Sampaio Corrêa, no Castelão, que garantiu o título simbólico de campeão do primeiro turno, sem a Raposa sequer entrar em campo.

A derrota do Vasco estaciona o time na 2ª colocação com 34 pontos, 4 pontos atrás do líder Cruzeiro, que tem 38 e enfrenta o Novorizontino no próximo domingo (17), podendo abrir até 7 pontos de vantagem na 1ª colocação.

Outro resultado interessante na rodada foi a vitória do Grêmio sobre o Tombense. O tricolor gaúcho venceu o time mineiro por 3 a 0 em sua Arena e evitou que a Série B tivesse um novo clube ocupando a 5ª colocação. Atualmente, o primeiro time fora do G4 é o Sport, que também já atuou na rodada, empatando com o Operário por 0 a 0.

Caso consiga manter seu aproveitamento como mandante e vença o Novorizontino amanhã, o Cruzeiro abrirá 15 pontos de vantagem para o 5º colocado. Entretanto, uma vitória do time visitante colocará o próprio Novorizontino como o primeiro time fora do G4, com 26 pontos conquistados – mantendo a diferença atual de 12 pontos da Raposa, líder do campeonato – e uma vitória a mais que o Sport.

Chance de igualar campanha histórica…

Com 38 pontos conquistados até o momento, o Cruzeiro terá dois jogos para tentar igualar a marca do Vitória, dono da melhor campanha do primeiro turno na Série B. Em 2012, o time baiano conquistou 44 pontos na primeira metade do campeonato – foram 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas – com um aproveitamento de 77,2%. O Cruzeiro, atualmente, ostenta um aproveitamento de 74,5%.

… e dobrar a pontuação dos últimos anos

Com 6 pontos em disputa, o Cruzeiro pode chegar aos 44 pontos. Mas, basta apenas chegar aos 42 para superar a pontuação do próprio clube no ano passado. Em 2021 a Raposa terminou o primeiro turno da Série B com 21 pontos conquistados, na 14ª colocação. Um cenário que indicava mais uma briga contra o rebaixamento, do que um cargo de postulante ao acesso.

Em 2020 o cenário era ainda pior. A Raposa tinha conquistado apenas 20 pontos na 1ª metade do campeonato e brigava diretamente contra a zona do rebaixamento, ocupando a 16ª colocação.

Compartilhe