
FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
É oficial. O técnico Paulo Pezzolano confirmou em coletiva nesta noite de domingo (19) que deixou de ser o treinador do Cruzeiro. A informação de que Pezzolano pediu para deixar o cargo de técnico veio após a derrota para o América, por 2 a 1, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro de 2023. A informação de que o técnico teria colocado o cargo à disposição foi dada inicialmente pela rádio Itatiaia e confirmada por nossa reportagem.
Com as pretensões de seguir a carreira de técnico na Europa, Paulo Pezzolano já havia conversado com a diretoria celeste no início deste ano e tinha a ideia de não seguir no Cruzeiro para a temporada de 2023. Entretanto, após algumas conversas durante o período de renovação de contrato, a diretoria conseguiu chegar a um acordo com o técnico para que ele permanecesse na equipe.
Segundo apurações da nossa reportagem, pensando no planejamento do restante do ano, principalmente focando no Campeonato Brasileiro da Série A, o Cruzeiro já estava no mercado em busca de um substituto para o técnico uruguaio. Sondagens em treinadores brasileiros e também sul-americanos vinham acontecendo nos últimos dias.
A ideia inicial era a permanência de Paulo Pezzolano no comando técnico da equipe, mas o próprio treinador decidiu por deixar o clube. Desta forma, encerrar sua passagem pela equipe celeste seria o melhor caminho, para que o clube busque um substituto ainda neste período de preparação para o Brasileirão.
Em coletiva, Paulo Pezzolano confirmou as informações apuradas por nossa reportagem e disse que já havia tomado a decisão em dezembro do ano passado. O técnico ainda disse que não irá dirigir outro clube no Brasil nesta temporada e que irá aguardar até o meio do ano para poder analisar as propostas que irão chegar.
“Antes das perguntas, venho comunicar que a comissão técnica e eu não vamos continuar no Cruzeiro. Uma decisão tomada com muita frieza, muito bem pensada. Uma decisão tomada em dezembro. Eu não estava 100% desde dezembro e acho que este clube, gigante como Cruzeiro, Ronaldo, Paulo André, todos os jogadores, precisam de um treinador que esteja 1000%. Decidimos em conjunto ficar no campeonato mineiro, para que procurem um melhor treinador para o Cruzeiro. Se não, teriam que colocar um interino, um treinador momentâneo e que venha um melhor treinador possível para o Cruzeiro.”
“Hoje deixamos um plantel, uma equipe de jogadores, muito boa. Para tirar qualquer dúvida, eu não me vou por jogadores ou decisão da diretoria. Me vou por mim mesmo. Sou uma pessoa que a cabeça, como eu digo, gosto de cobrar 100% e necessitava estar assim para continuar. Mas a decisão é a melhor para o Cruzeiro. Sempre me ligam, brasileiro, italiano, México. Mas minha família vai ficar aqui morando em BH, descansando da cabeça, para ver se a partir de julho eu quero ir pra algum lugar. Pode acontecer de ir antes. Mas prometo para o torcedor que no Brasil, esse ano, não vou trabalhar. O que vivemos ano passado foi intenso e lindo. Essa palavra eu dou de coração. Esse ano não vou a nenhuma equipe no Brasil.”
Pezzolano no Cruzeiro
Pelo Cruzeiro, Paulo Pezzolano, de 39 anos, foi o técnico responsável pelo ótimo ano de 2022. Primeiro nome da nova gestão, o técnico chegou sob olhares de desconfiança, mas logo conseguiu colocar seu estilo de jogo intenso e levou o Cruzeiro à final do Campeonato Mineiro da temporada passada.
Na Série B do Campeonato Brasileiro, Pezzolano comandou a equipe que conquistou o acesso mais antecipado da história, retornando o Cruzeiro para a Série A e sendo o comandante da equipe campeã da segundona. Foram 68 jogos comandando a equipe celeste, com 38 vitórias, 17 derrotas e 13 empates, com 106 gols a favor e 59 contra.