Vivendo maior jejum de competições internacionais no século, Cruzeiro terá “missão dupla” na Série A

Compartilhe

FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR / CRUZEIRO

Dentre todos os prejuízos que o Cruzeiro sofreu nestes últimos anos em que amargou a Série B do Campeonato Brasileiro, um dos que mais afetou a marca e a tradicional história do clube é a ausência em competições continentais da América do Sul.

Depois de amargar três anos na Série B, o clube completa, nesta temporada, quatro anos sem disputar nenhuma competição continental. É o maior jejum de participações da Raposa neste século, que em 23 anos disputou a Taça Libertadores por 10 vezes e a Copa Sul-Americana por outras 5 vezes.

Diante do cenário e precisando ter de volta sua marca relevante no cenário dos grandes clubes internacionais, a missão da Raposa nesta temporada não é apenas se firmar na Série A do Campeonato Brasileiro, mas também conquistar uma vaga ao menos na Copa Sul-Americana, almejando no mínimo o 12º lugar na tabela, confirmando as expectativas colocadas pela própria gestão de Ronaldo Fenômeno para a temporada.

Histórico em participações é favorável

Acostumado a sempre se fazer presente na Taça Libertadores da América e também na Copa Sul-Americana, em apenas duas ocasiões neste século o clube passou mais de um ano seguido sem atuar nas competições mais importantes da CONMEBOL. 

O clube começou o século XXI disputando a Libertadores da América, em 2001, quando foi eliminado nas quartas de final contra o Palmeiras. Logo no ano seguinte, a CONMEBOL criou a Copa Sul-Americana, mas a edição de estreia não contou com times brasileiros.

Cruzeiro x Palmeiras, Libertadores 2001

Sem conseguir se classificar à Libertadores de 2003 após perder a Copa dos Campeões contra o Paysandu, o histórico time da Tríplice Coroa atuou na fase preliminar da Sul-Americana, mas não avançou à qualificatória. 

A partir deste momento, foram nove anos seguidos disputando ao menos uma competição internacional, com direito a um vice-campeonato da Libertadores (2009), quando o Cruzeiro perdeu o título no Mineirão ao ser derrotado por 2 a 1, pelo Estudiantes de La Plata, da Argentina.

Mas em 2012, após uma temporada anterior de sustos e briga contra o rebaixamento, o clube voltou a ficar de fora de uma competição internacional. A temporada daquele ano também não credenciou o Cruzeiro a nenhum dos torneios promovidos pela Conmebol e o clube amargou dois anos de ostracismo no cenário sul-americano pela primeira vez no século.

Com o bicampeonato brasileiro (2013 e 2014) e o bicampeonato da Copa do Brasil (2017 e 2018) o clube garantiu mais quatro participações na Taça Libertadores, tendo disputado a Sul-Americana em mais um momento (2017) e ficado apenas um ano sem atuar em uma competição continental (2016).

Confira as participações do Cruzeiro em competições internacionais no século:

ANOCOMPETIÇÃOONDE CHEGOU
2001LibertadoresQuartas de Final (eliminado pelo Palmeiras)
2002
2003Sul-AmericanaPreliminar brasileira
(Não classificou)
2004LibertadoresOitavas de Final (eliminado pelo Deportivo Cali)
2005Sul-AmericanaOitavas de Final
(eliminado pelo Vélez Sarsfield)
2006Sul-AmericanaSegunda fase
(eliminado pelo Santos)
2007Sul-AmericanaPrimeira fase
(eliminado pelo Goiás)
2008LibertadoresOitavas de Final (eliminado pelo Boca Juniors)
2009LibertadoresFinal
(Vice-Campeão pro Estudiantes)
2010LibertadoresQuartas de final
(eliminado pelo São Paulo)
2011LibertadoresOitavas de final
(eliminado pelo Once Caldas)
2012
2013
2014LibertadoresQuartas de final
(eliminado pelo San Lorenzo)
2015LibertadoresQuartas de final
(eliminado pelo River Plate)
2016
2017Sul-AmericanaPrimeira fase
(eliminado pelo Nacional-PAR)
2018LibertadoresQuartas de final
(eliminado pelo Boca Juniors)
2019LibertadoresOitavas de final
(eliminado pelo River Plate)
Compartilhe