
FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
O Cruzeiro pode estar próximo de ter um desejo seu e do seu torcedor atendido: o clube deve voltar a mandar seus jogos no estádio do Mineirão. Uma reunião realizada nesta terça-feira (18) entre a Minas Arena, o clube e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), alinhou situações entre as partes para que o estádio volte a receber os jogos de futebol em que a Raposa é mandante.
De acordo com o informado inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio, do Canal SV, e confirmado por nossa reportagem, a tendência é que um contrato de três anos seja firmado entre Cruzeiro e concessionária, com o Governo do Estado sendo mediador dessa conversa.
Pelo apurado, o contrato inicial, para 2023, teria condições melhores que os apresentados ao clube em relação ao do ano passado e benefícios progressivos para 2024 e 2025. Essa situação segue sendo discutida e agora o Cruzeiro aguarda o aval da Minas Arena para que a negociação seja concluída.
Vale ressaltar que, para a temporada de 2023, o clube teria algo próximo a 10 datas disponíveis para utilizar o estádio na condição de mandante. Isso porque, conforme divulgado pelo jornalista Gabriel Marques, da TV Band Minas, a agenda de shows e eventos culturais do Mineirão já está com várias datas conflitantes definidas. Você pode conferir a tabela clicando aqui.
A informação de que a agenda de eventos irá impactar no futebol foi confirmada pelo próprio diretor da Minas Arena, Samuel Lloyd, ao programa Entrevista Coletiva, da TV Band Minas:
“Pra esse ano, diante de um comunicado oficial do Cruzeiro que não jogaria lá, mesmo em datas do Campeonato Mineiro em que o Mineirão estava vazio, o Cruzeiro optou por outras arenas, como Arena do Jacaré, Cariacica e a própria Arena Independência, nós acreditamos que aquelas vagas não seriam utilizadas. Os produtores culturais, que já tinham pedido de agenda, diante desse movimento do Cruzeiro, tiveram suas datas confirmadas. Tem mobilidade? Tem. É a dinâmica do futebol. (…) eu acredito que pelo menos 10 jogos a gente conseguiria jogar no Mineirão.”
Samuel Lloyd, diretor da Minas Arena ao programa Entrevista Coletiva
O Cruzeiro mantém em vigência um contrato com o América, para atuar como mandante no Independência até o final de 2023. Dessa forma, o clube deve atuar nos dois estádios ao longo desta temporada, caso o acordo com a Minas Arena seja feito. Segundo apurações da nossa reportagem, não há qualquer prejuízo financeiro ou multa à Raposa em atuar no Mineirão quando for possível.
Nota oficial da Minas Arena sobre a reunião que aconteceu nesta terça-feira (18):
Aconteceu nesta terça-feira (18), uma reunião online com representantes do Mineirão, Cruzeiro e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). O encontro foi harmônico e discutiu a viabilização do calendário para a volta do Cruzeiro por, pelo menos, três anos.
No intuito de preparar o gramado para suportar a maratona de jogos da temporada, o Mineirão fará, nos próximos dias, o descanso e a manutenção do mesmo, trabalho este que inclui o plantio da grama de inverno. A técnica, conhecida como overseeding, consiste na aplicação de sementes do tipo ryegrass que, associada à grama bermuda celebration, melhora o aspecto visual e a densidade do campo neste período de temperaturas mais baixas.