
Não há opção, ou o Cruzeiro roda o time, ou não há jogador que aguente. Setembro será um mês sufocante para o Cruzeiro, com jogos quarta/domingo e duas decisões importantes: a semifinal da Copa do Brasil e as quartas de final da Libertadores. Não bastasse o peso dos jogos contra Palmeiras e Boca Juniors, respectivamente, ainda tem um clássico no meio disso.
O mistão irá a campo queira Mano Menezes ou não. Jogadores irão revezar entre titulares e reservas, funções e posições. E aí entra o papel da mídia e também do torcedor de entender as limitações e até onde esse elenco pode render quando levado ao extremo.
Ao longo do ano nos surpreendemos e nos decepcionamos com diversos jogadores, um ciclo normal no futebol que gera cobrança e busca soluções. A verdade é que esse elenco, ao contrário da impressão que passava no início do ano, é carente de qualidade em posições fundamentais.
Entendo que a cobrança de um bom futebol de quem sabidamente tem qualidade é construtiva. Jogadores como Edilson, Cabral e até mesmo Barcos precisam de retomar grandes momentos e mostrar o que já vimos que são capazes de fazer. Esses não são o grande problema.
O grande problema persiste na expectativa de um resultado que pode não vir por simplesmente não existir. Bruno Silva, por exemplo, veio graças a uma boa temporada no Botafogo – o que é o ponto fora da curva em sua carreira. Chegar àquele mesmo patamar nem é garantia de titularidade, vide que Robinho é soberano na posição. David, outro bom exemplo, ainda é novo, veio de lesão, mas até hoje não resolveu o problema do velocista e sequer da sinais de evolução nesse quesito. Ezequiel, que seria o reserva imediato do Edilson é… bom, o Ezequiel, né?!
A cobrança excessiva sobre esses jogadores, além de inútil do ponto de vista técnico só tende a gerar desgaste na relação com a torcida. E agora vivemos o momento crítico da temporada, é apoiar e procurar acreditar que, quando acionado, o mistão consiga resultados condizentes com a expectativa proposta.
É hora de acreditar!
Foto de capa: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.