Após parada, Cruzeiro terá pela frente adversário “indigesto” em jogos pelo Brasileiro

Compartilhe

Após uma parada de aproximadamente 15 dias devido aos jogos da Data FIFA, o Cruzeiro retorna aos jogos decisivos do mês de setembro, começando por uma “pedra no sapato” em partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro.

Historicamente, o Cruzeiro enfrenta dificuldades para vencer o São Paulo, adversário deste domingo (15/9), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor paulista é a única equipe que possuí mais vitórias do que a Raposa em jogos disputados no Gigante: Em 39 disputas, o Cruzeiro venceu 12, empatou 9 e perdeu 18. Marcou 39 gols e sofreu 54.

Ao longo da história do Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentaram 66 vezes, o Tricolor levou a melhor em 36 ocasiões, com 16 empates e apenas 14 vitórias da Raposa. Esse número de 36 triunfos é o maior que o São Paulo alcançou contra qualquer adversário na Série A, fazendo do Cruzeiro o time que mais foi derrotado pelo clube paulista na história da competição.

O maior jejum de vitórias do Cruzeiro diante do rival paulista em confrontos pelo Brasileiro aconteceu entre 2004 e 2013: Foram dezessete jogos de invencibilidade dos paulistas, iniciado no empate em 0 a 0 do returno do Brasileiro de 2004, e terminado no primeiro turno do Brasileiro de 2013, quando a Raposa venceu no Morumbi por 3 a 0, com três gols do atacante Luan.

No último confronto entre Cruzeiro e São Paulo em Minas Gerais, pela 12ª rodada do Brasileirão de 2023, o time estrelado saiu vitorioso por 1 a 0, apesar de não ter feito nenhuma finalização em direção ao gol adversário. A partida foi realizada no estádio Independência, em Belo Horizonte.

O único gol do jogo foi marcado contra pelo lateral-direito Rafinha, aos 3 minutos, ao tentar cortar um cruzamento de William com um cabeceio infeliz, que acabou indo para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Rafael do São Paulo evitar.

No primeiro turno da Série A deste ano, o São Paulo aproveitou a vantagem numérica e venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Morumbi, pela sétima rodada. A expulsão do lateral-esquerdo Marlon ainda no primeiro tempo dificultou qualquer tentativa de reação do time celeste.

O duelo deste domingo será crucial na disputa pelas primeiras posições do Brasileirão, já que Cruzeiro e São Paulo estão empatados com 41 pontos. O Cruzeiro ocupa a quinta posição devido ao melhor saldo de gols: oito contra sete do Tricolor, que está em sexto lugar.

Compartilhe