clique e assista
AO VIVO

Cruzeiro anuncia nova estrutura no departamento de futebol após saída de Paulo Pelaipe

Compartilhe

O Cruzeiro divulgou nesta segunda-feira um comunicado oficial anunciando mudanças significativas na gestão do futebol profissional. A nota confirma que o executivo de futebol Paulo Pelaipe deixou o cargo após um acordo entre as partes. O clube agradeceu pelos serviços prestados e desejou sucesso ao dirigente em seus próximos passos.

A diretoria aproveitou o anúncio para oficializar a nova configuração do departamento de futebol. Joaquim Pinto assume a função de diretor esportivo. O português, que fora contratado inicialmente para chefiar o setor de scout, terá uma valorização salarial e, segundo o Central da Toca, teve seu contrato ampliado até dezembro de 2028. Já Rodrigo Ramos passa a ocupar o cargo de gerente executivo de futebol. O profissional chegou ao Cruzeiro dezembro do ano passado, após trabalhar com Alexandre Mattos no Athlético Paranaense. Ele também soma passagens pela CBF.

O profissional já vinha participando ativamente das negociações de atletas na Toca da Raposa II, tendo papel fundamental nas contratações do meio do ano, que culminaram na chegada de jogadores importantes como Luis Sinisterra e Arroyo.

Os dois profissionais responderão diretamente ao vice-presidente Pedro Junio, que permanece como a principal liderança do setor, além de estarem alinhados ao presidente Pedro Lourenço, sócio majoritário da SAF celeste.

A saída de Paulo Pelaipe já era dada como certa no clube desde a eleição de Odorico Roman como novo presidente do Grêmio. Com a negativa de Rui Costa, que optou por permanecer no São Paulo, o experiente dirigente virou primeira opção do clube gaúcho. Pelaipe tem história na equipe, onde já trabalhou por duas vezes nas décadas passadas.

Pelaipe estava no Cruzeiro desde maio de 2024, quando se iniciou a gestão de Pedrinho. O profissional trabalhou inicialmente com Alexandre Mattos e Edu Dracena, que atuou poucos meses como gerente de futebol. Pelaipe esteve ao lado de Pedro Júnior e Joaquim Pinto no departamento de futebol após a saída do antigo CEO.

Compartilhe