Cruzeiro anuncia rescisão de atacante Hernán Barcos

Compartilhe

FOTO: Bruno Haddad / Cruzeiro Flickr Oficial 

O Cruzeiro anunciou na tarde desta terça-feira (22) a rescisão do atacante Barcos. O jogador contratado em julho do ano passado chegaria para repor uma carência do elenco: o centroavante de ofício, o “matador”, problema crônico desde a então lesão de Fred. Barcos, desde então, chegou com a expectativa alta e animou a torcida – que se apegava em suas passagens anteriores, quando brilhou por Palmeiras e Grêmio.

Foi o famoso “negócio de ocasião”, Barcos chegou ao Cruzeiro sem custos de contratação e sem luvas logo após ter rescindido com a LDU (EQU). Apesar de divulgado em diversos veículos que o jogador receberia algo perto dos R$380 mil reais de salário, o investimento foi correto na visão da diretoria, de muitos torcedores e, claro, da comissão técnica que pedia uma referência no ataque, algo que o time de fato precisava.

O gol que valeu a passagem do “Pirata”? (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro Flickr Oficial)

Mas, a passagem de Barcos pelo Cruzeiro foi boa?

Barcos realizou 24 jogos e marcou “só” 3 gols com a camisa celeste. Números que por si só, dizem que o atacante não correspondeu às expectativas e sua passagem pelo clube seria facilmente esquecida. Seria… se desses 3 gols, 2 não fossem os gols contra o Palmeiras, tanto no jogo de ida quanto no jogo de volta, válidos pela semi-final da Copa do Brasil. Dois gols que garantiram a classificação do time celeste à final da competição e aumentou a coleção de troféus da raposa.

Opinião: o Cruzeiro acertou na contratação e acerta agora na rescisão. Barcos é um jogador de idade mais avançada e teria poucas chances de jogar agora que Fred está liberado. Ainda abre passagem para que jogadores como Raniel e Sassá sejam melhores aproveitados.

É claro que atacante vive de gols e, nesse quesito, Barcos não foi bem. Teve inúmeras chances e não correspondeu. Inclusive, protagonizando lances terríveis em que perdeu gols feitos. Se por um lado ele foi importante para a classificação do time na Copa do Brasil, durante várias partidas do Campeonato Brasileiro e até mesmo da Libertadores, o seu futebol foi abaixo da média e levantou questionamentos sobre o porque não aproveitar jogadores que viviam momentos melhores, como era o caso de Sassá.

Enfim, Barcos é mais uma contratação de 2018 a deixar o elenco menos de um ano depois. Mas de todas, talvez seja a que tenha apresentado “mais sucesso”. E deixa o clube com a gratidão dos cruzeirenses, mas sem deixar grandes saudades – e aliviando a folha salarial, o que é bem importante.

Aproveitando a deixa, entre em nosso twitter (@deustedibre) ou clique aqui e responda a enquete!

Edit.: logo após essa coluna vir ao ar, Barcos se despediu do clube, da torcida e de seus companheiros através de seu instagram, reforçando o respeito e o carinho pelo Cruzeiro.

Reprodução: Instagram

Compartilhe