FOTO: MOURÃO PANDA / AMÉRICA
Ontem, o América de Mancini surpreendeu, adotou uma forma de jogar que anulou o jogo do Atlético. Durante boa parte da partida esteve com a vitória nas mãos e se não fosse o erro da arbitragem, a sorte da equipe poderia ter sido outra.
O LANCE
O ex-América, Ademir, recebeu em posição de impedimento, uma bola lançada por Mariano, dominou deslocando o goleiro e finalizou, tudo isso aos 40’ do segundo tempo.
Mesmo em boa posição, o bandeira Ezequiel Brailovsky (ARG) não percebeu a irregularidade no lance e correu para o meio de campo, levando o árbitro Patricio Loustau (ARG) a seguir com a marcação do assistente confirmando o gol.
Mesmo com todo o protesto, tanto de jogadores como da comissão técnica do Coelho, o gol não foi anulado. Isso porque a Libertadores não conta com VAR nas partidas válidas pelas fases de grupos. O árbitro de vídeo só será inserido a partir das oitavas de final.
PROTESTO DO AMÉRICA
O América solicitará à Conmebol o uso do árbitro de vídeo (VAR) em todas as fases da Copa Libertadores, clube indica que já há um texto formulado pelo setor jurídico e que logo será encaminhado por Alencar da Silveira, presidente do clube, à entidade sul-americana ainda nesta semana.
“Eu acho um erro grotesco, que nós tivemos ontem, que prejudicou o América. O América entende que em uma competição como essa, e eu venho falando isso já a muito tempo, é uma competição importante, uma competição cara e não pode trabalhar sem o VAR. Se existe a tecnologia ela tem que ser usada para dar mais tranquilidade e transparência nas partidas, a gente teve um erro aqui dentro de casa, em um clássico local… já fiz pra Conmebol, estamos mandando para todos os clubes. Lembrando o seguinte, ontem foi o América, amanhã pode ser o Atlético, o Flamengo, o Fortaleza, o RedBull e todos os outros então é essa situação e é isso que a gente preocupa…” afirmou Alencar, em entrevista exclusiva ao Deus me Dibre.
Segue o teor da solicitação:
Solicitação para implementação do VAR
Estimado senhor presidente Alejandro Domínguez,
O América, por meio da presente nota, buscando contribuir com o maior equilíbrio e transparência na disputa das partidas, solicita que se analise a possibilidade de implementar o VAR em todos os jogos da Copa Conmebol Libertadores.
Somos conscientes dos custos para se implementar o VAR, mas estamos dispostos a dialogar com outros clubes para encontrar a melhor maneira de resolver o problema.
A Copa Conmebol Libertadores é um dos campeonatos mais importantes do planeta e não podemos permitir que os resultados das partidas possam ser influenciados por decisões equivocadas do time arbitral.
Dessa forma, agradecemos a atenção e acreditamos que não medirá esforços para atender a nossa solicitação, fortalecendo ainda mais a Copa Conmebol Libertadores.
Atentamente,
Alencar Magalhães da Silveira Júnior
Presidente do América