FOTO: MARINA ALMEIDA / AMÉRICA
O América estreia hoje no Campeonato Brasileiro, diante do Avaí, às 19h, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Mesmo precisando da vitória para já começar o campeonato embalado, o alviverde pode ir a campo com um time misto, pensando no confronto do meio de semana, contra o Atlético, pela Libertadores.
Este início de temporada tem sido de altos e baixos para a equipe mineira. De um Campeonato Mineiro abaixo da crítica a uma classificação heróica em dois jogos duros na pré-Libertadores.
A estreia na competição Internacional não foi boa, o time foi derrotado por 2×0 pelo Independiente del Valle na primeira rodada da fase de grupos, em casa. Agora vive o dilema, entrar com força máxima no Brasileirão e garantir a pontuação em busca do objetivo de permanecer na elite do futebol brasileiro ou poupar alguns jogadores pensando no confronto da Libertadores.
Já o Avaí está em busca de uma recuperação. A equipe catarinense tem o pior aproveitamento entre todos os clubes da elite, 31%, em 16 jogos disputados neste ano, o Leão da Ilha conquistou apenas três vitórias, seis empates e levou sete derrotas.
Com esses resultados, o Avaí foi eliminado para o Brusque nas quartas de final do Campeonato Catarinense e para o Ceilândia na 2ª fase da Copa do Brasil. Agora tem o objetivo de se manter na Série A por anos consecutivos, algo que não ocorreu nas suas três últimas participações (2015, 2017 e 2019).
Para este início de campeonato o América só possui um desfalque, Wellington Paulista, que está lesionado. Já o Avaí não possui baixas.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
América: Jailson; Raúl Cáceres, Maidana, Conti e Lopes; Zé Ricardo, Juninho e Ramírez; Pedrinho, Berrío e Rodolfo.
Avaí: Douglas Friedrich; Matheus Ribeiro, Bressan, Alemão e Bruno Cortez; Nonoca, Bruno Silva, Jean Cleber e Vinícius Leite; Copete e Lourenço.