
FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Após a saída de Cauan de Almeida, contratado pelo Vasco do técnico Lisca, Diogo Giacomini foi escolhido pela diretoria americana para assumir a função de auxiliar permanente do time profissional.
Apresentado nesta quinta-feira (12), Diogo já esteve presente nos treinamentos do América, no CT Lanna Drumond, onde foi apresentado ao elenco e à comissão técnica.
Em entrevista exclusiva ao nosso site, Giacomini revelou que se sente feliz e orgulhoso por poder retornar ao América, clube onde atuou como técnico da escola internacional, de 2002 a 2003 e em 2005, como treinador da categoria sub-15.
Eu estou muito feliz e muito orgulhoso de ter retornado ao América, este clube tradicional, organizado e em pleno crescimento. Tenho certeza de que o América está no caminho para se estabelecer na Série A do Campeonato Brasileiro.”
Com sua larga experiência com categorias de base, adquirida ao longo de 14 anos, passando por grandes clubes como o próprio América, Cruzeiro, Atlético e Palmeiras, Diogo acredita que pode ajudar a revelar ainda mais atletas para o time profissional do Coelho.
Sem dúvida a minha experiência com categoria de base, passando por grandes clubes em 14 anos, trabalhando e revelando atletas para grandes clubes do Brasil … pretendo usar essa minha experiência a favor de ajudar na transição de jogadores.”
Perguntado ainda sobre o que fez o ex-treinador do Coimbra retornar ao América, Giacomini respondeu:
O fator principal que me fez retornar ao América, foi o projeto que me foi apresentado para a função, pelo Marcus Salum e pelo Euler Araújo. Eles me mostraram como eles pensam essa função estratégica no América, indo muito além de simplesmente participar dos treinamentos da equipe principal. Na verdade é uma pessoa da parte técnica que vai se reportar à direção do clube, a direção executiva de futebol, que vai fazer o link com as categorias de base.”
HISTÓRICO
Diogo iniciou sua carreira em 1999, como auxiliar técnico e preparador físico dos times sub-20 e profissional, do Internacional de Santa Maria-RS.
Na sequência, Giacomini trabalhou na base do América, Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras. No Atlético-MG, foi auxiliar e técnico interino da equipe profissional.
Já como treinador, teve seu destaque no Coimbra. Contratado em janeiro de 2018, assumiu a equipe na segunda divisão do Campeonato Mineiro, obtendo o acesso ao Módulo II e conquistando o título estadual.
No ano seguinte, conquistou o acesso ao Módulo I, novamente com título e desta vez invicto no campeonato. O trabalho foi um dos longevos do futebol mineiro nos últimos anos, saindo do clube, somente em março deste ano.