PBH anuncia a volta do público aos estádios da capital mineira

Compartilhe

FOTO: DEUS ME DIBRE

Depois de 16 meses de espera, os torcedores de Atlético, Cruzeiro e América começam a ver, cada vez mais perto, o retorno ao Mineirão e Independência. Após reunião na tarde desta terça-feira (27), onde estiveram presentes o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o secretário de Saúde, Jackson Machado, representantes da Polícia Militar e os presidentes dos 3 clubes da capital mineira, ficou decidido que o público poderá voltar aos jogos, mas, com algumas ressalvas.

Para começar, os estádios poderão receber apenas 30% da capacidade total. A comercialização de ingressos, será feita apenas pela internet. Os torcedores deverão apresentar testes PCR ou testes rápidos negativados para COVID, feitos até 72 horas antes da partida. Há o uso obrigatório de máscaras. Na arquibancada, será necessário manter o distanciamento de uma cadeira na vertical e uma na horizontal. Todos os portões dos estádios deverão ser abertos. Será proibida a venda de bebida alcoólica. Não haverá transporte público para os jogos.

Quem explicou todas as medidas foi Jackson Machado. O secretário de Saúde de Belo Horizonte, ainda falou sobre a importância dos clubes no processo, além de ser enfático ao falar sobre a possibilidade de torcedores pensarem em falsificar testes de COVID:

“É extremamente recomendável que os clubes façam com que seus torcedores cheguem e entrem cedo no estádio, para não ficarem aglomerados lá fora. O torcedor que comprar ingresso vai ter que levar o ingresso e o resultado negativo do exame. Gostaria de lembrar que a falsificação de resultado de exames é crime e será contemplada como tal.”

É importante ressaltar que não basta apenas a liberação da prefeitura para que aconteça a volta do público. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda não há uma data para o retorno dos torcedores. Já na Copa Libertadores, o cenário é diferente. A CONMEBOL já autorizou o retorno do público. Nas oitavas de final, o Flamengo, por exemplo, jogou em Brasília para contar com seus torcedores. Desta maneira, o Atlético poderá mandar seu jogo, diante do River Plate – ARG, em Belo Horizonte, e comercializar ingressos. No Mineirão, 30% da capacidade corresponde a 18 mil lugares.

Compartilhe