FOTO: MOURÃO PANDA / AMÉRICA
Em sua primeira participação na Libertadores o América lutou bravamente, mas não obteve bons resultados. Com a derrota da ultima quarta-feira (25) a equipe acabou sendo eliminada sem vencer na fase de grupos da competição.
Sobre isso, o presidente Alencar da Silveira deu uma declaração exclusiva ao Deus me Dibre.
Foi a primeira vez que o América disputou a Copa Libertadores e certamente não será a última. Meu pai não teve a alegria de ver nosso Coelhão na principal competição do Continente, mas como presidente e junto com os amigos da diretoria e comissão técnica pude dar essa alegria a nossos filhos e tantos torcedores da nova e das antigas gerações. Agora é continuar o trabalho para manter o Coelhão sempre entre os maiores da América.” Declarou o presidente.
HISTÓRICO
A trajetória do Coelho começou com duas partidas épicas ainda na pré-Libertadores. Após ser derrotado por 1 a 0 em sua primeira partida contra o Guarani-PAR, o América foi ao Paraguai buscar a vitória por 3 a 2 no tempo regulamentar e 5 a 4 nos pênaltis, fazendo a equipe avançar.
No segundo confronto, um empate sofrido em casa diante do Barcelona SC. Novamente a equipe mineira foi buscar a classificação heroica nos pênaltis, após outro empate no tempo regulamentar no jogo de volta, no Equador.
Classificado para a fase de grupos, o América foi sorteado para o grupo D, que contava também com o rival Atlético, Independiente Del Valle e o Tolima. Nesta fase o alviverde estreou em casa, dominando os 90 minutos de partida diante do Independiente, porém, foram os visitantes que aproveitaram duas bobeiras da defesa americana para sair com a vitória por 2 a 0.
Na segunda partida, outro duro golpe para o torcedor americano. Em um jogo cercado de polêmicas envolvendo a arbitragem, a equipe conseguiu sair apenas com um empate por 1 a 1, contra seu rival Atlético.
Ainda empenhado em conseguir sua primeira vitória na competição, o América foi com tudo pra cima do Tolima. Porém, novamente o resultado não foi favorável. Uma derrota amarga, de virada nos acréscimos, dentro de casa, por 3 a 2.
Já com a situação complicada na classificação, o Coelho tentou lutar nos jogos de volta. Mas somente conseguiu somar 1 ponto nos três últimos jogos: Atlético 2 a 1, Tolima 2 a 2 e na última partida 3 a 0 para o Independiente. Encerrando assim a sua primeira participação na competição internacional.
FUTURO E CONTRATAÇÕES
O Coelho ainda tem um longo caminho para cumprir seu principal objetivo da temporada, que é se manter por mais um ano na elite do futebol brasileiro, sem abrir mão da disputa pela Copa do Brasil, que pode render muito aos cofres do clube.
Mas o grande desafio tem sido a constante perda de atletas por lesão durante as partidas. Ao todo 11 jogadores estão entregues hoje ao departamento médico, são eles: Juninho, Matheusinho, Danilo Avelar, Wellington Paulista, Everaldo, Paulinho Bóia, Alê, Eduardo, Índio Ramirez, Germán Conti e Jori.
Para manter o elenco forte e o time competitivo, Alencar da Silveira já vê a próxima janela de transferências, como uma oportunidade para buscar reforços.
Já pedi ao departamento de futebol para buscar os reforços para somar, nesta janela do meio do ano e já estão trabalhando” afirmou.