Logo Deus Me Dibre
América

Tudo sobre a estreia do América na Libertadores

Compartilhe

FOTO: MOURÃO PANDA / AMÉRICA

Finalmente chegou o grande dia, hoje às 19h15, o Alviverde Mineiro entra em campo, contra o Guaraní-PAR, na Arena Independência, pela 63ª edição da Libertadores da América.

O América já preparou seu novo manto de gala, tudo está pronto para a estreia do Coelho na maior e mais importante competição de clubes de futebol da América do Sul e uma das mais prestigiadas do mundo.

Após muita luta em uma temporada histórica, o Decacampeão Mineiro garantiu a sua vaga na Libertadores da América ao alcançar a 8ª colocação no Brasileirão 2021.

Em 2022 a equipe vem bem, demonstrando entrosamento e muita intensidade em todas as partidas. Com quatro vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, em oito partidas, ocupando a 4ª colocação no Campeonato Mineiro.

Em entrevista exclusiva ao Deus me Dibre, Alencar da Silveira, presidente do clube, revelou que o América está preparado e focado na estreia: 

O América está se preparando, fizemos toda uma preparação, deixamos o campeonato mineiro de lado justamente preocupados com esse primeiro jogo nosso.

O ADVERSÁRIO 

Sob o comando do técnico Fernando Jubero, de 47 anos, o Guaraní conseguiu a vaga para a Libertadores de 2022 por se classificar em 3º lugar no Campeonato Paraguaio.

O Aborígene como é conhecido, tem histórico na competição internacional, tendo participado de 18 edições. Mas em suas melhores campanhas a equipe chegou apenas às semifinais em duas oportunidades, em 1966 e 2015. Na primeira, foi eliminada num quadrangular com Boca Juniors, River Plate e Independiente – todos da Argentina. Já na segunda participação, o River Plate venceu o confronto de ida por 2 a 0 e empatou o segundo por 1 a 1, eliminando os paraguaios.

Apesar disso, em 2015 a equipe eliminou o Corinthians em plena Neo Química Arena, em São Paulo, também na segunda fase do certame.

Nessa temporada o Guaraní não teve um bom início no Campeonato Paraguaio. O adversário do América ainda não venceu nenhuma partida, estando apenas com um empate e duas derrotas. Ocupando a 11ª colocação com 1 ponto.

ARBITRAGEM 

Wilmar Roldán será o dono do apito no confronto desta quarta-feira. Apesar do árbitro colombiano fazer parte do quadro da FIFA, seu nome está ligado a jogos polêmicos, inclusive contra a seleção brasileira.

Ainda no mês passado, em uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, Wilmar quis roubar a cena em uma arbitragem desastrosa, no jogo entre Brasil e Equador.

Durante o empate por 1 a 1, ele foi quatro vezes ao monitor do VAR, e mudou a decisão inicial em todas elas. Privilégio que ele não terá nesta fase da Libertadores.

Após o desastre, a imprensa equatoriana não perdoou, chamando o árbitro de “Rolbán”, além das duras críticas publicadas nos jornais.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES 

O América possui somente uma baixa para essa partida. O zagueiro Conti precisa cumprir suspensão por ter sido expulso na Sul-Americana 2021, quando ainda defendia o Bahia.

Com isso, o provável time que entrará em campo e na história alviverde é o seguinte:

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho, Alê e Felipe Azevedo; Everaldo (Pedrinho) e Wellington Paulista.

Pelo lado do Guaraní, o meio-campista Alberto Contrera não viajou com a delegação, por opção do treinador. Porém, o time recebe dois reforços, o lateral direito Rodi Ferreira, recuperado de um incômodo muscular, e o meia Josué Colman, livre de dores no joelho esquerdo.

Devis Vásquez; Rodi Ferreira, Marcos Cáceres, Roberto Fernandez e Guillermo Benítez; Marcelo Gonzáles, Jorge Mendoza, Rodrigo Fernandez e Josue Colmán; Fernando Fernández e Ariel Nuñez