2021 pode ser o ano mágico do Atlético em sua história

Compartilhe

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Campeão Mineiro, finalista da Copa do Brasil, líder isolado do Campeonato Brasileiro e eliminado na semifinal da Taça Libertadores da América. Estes são, até agora, os resultados da temporada de 2021 do Atlético. Um ano, até então, expressivo na história alvinegra.

Se alcançar ao menos 1, dos dois títulos que ainda disputa, é possível afirmar que este seria a melhor temporada, no quesito rendimento, na história atleticana. Já com a conquista das duas taças, não haveria espaço nem para discussão!

Vamos voltar alguns anos e analisar o desempenho do clube quando conseguiu, ao menos, terminar um dos 3 grandes campeonatos (Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores), com o vice-campeonato, o que já está garantido nesta temporada.

Veja a tabela a seguir:

ANO BRASILEIRÃO LIBERTADORES COPA DO BRASIL

MINEIRO

1971

Campeão Não Participou
1977 Vice-Campeão Não Participou

Vice-Campeão

1980 Vice-Campeão Não Participou

Campeão

1999

Vice-Campeão Não Participou Segunda Fase Campeão

2012

Não Participou Oitavas de Final

Campeão

2013 Campeão Oitavas de Final

Campeão

2014

Oitavas de Final Campeão Vice-Campeão
2015 Oitavas de Final Oitavas de Final

Campeão

2016 Quartas de Final Vice-Campeão

Vice-Campeão

2021 1º (até então) Semifinal Final

Campeão

Os números não mentem. O Atlético pode ter, em 2021, um ano quase perfeito. Lembrando ainda que, na Libertadores deste ano, a equipe acabou eliminada, na semifinal, de forma invicta.

Em um país onde os resultados tem um peso tão grande, não se pode discutir com o que Cuca e seus comandados tem apresentado.

Confira alguns números dos campeonatos disputados neste ano:

2021

Campeonato

Ataque

Defesa

Mineiro

Melhor Ataque Melhor Defesa
Copa Libertadores Terceiro Melhor Ataque

Melhor Defesa

Campeonato Brasileiro Segundo Melhor Ataque

Melhor Defesa

Além dos números expressivos do grupo atleticano, o clube ainda tem o grande destaque individual da temporada. Com o gol marcado na última quarta-feira (27), em Fortaleza, Hulk alcançou a artilharia da Copa do Brasil, com 6 tentos marcados. Além disso, foram 7 gols na Libertadores e até agora, 11 no Brasileirão, fazendo do jogador o vice-artilheiro de cada uma das respectivas competições.

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O atacante ainda é o atleta com mais participações diretas em gols (gol + assistência) na elite do futebol nacional em 2021. De acordo com números apresentados pelo jornalista Vinícius Grissi, Hulk já participou de 38 gols alvinegros no ano, contra 35 de Gabriel Barbosa, 31 de Artur do Red Bull Bragantino e 30 de Gilberto, do Bahia.

Compartilhe