FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Desde que chegou ao Atlético, em janeiro de 2020, Allan demonstrou em campo, um comportamento explosivo, marcado por insistentes reclamações com os árbitros e também um número elevado de cartões.
Na temporada passada, no Brasileirão, Allan entrou em campo 31 vezes e tomou 9 cartões, sendo 8 cartões amarelos e um vermelho.
O começo dessa temporada não foi muito diferente. No campeonato Mineiro, o volante jogou 9 jogos e tomou 5 cartões, sendo 4 amarelos e 1 vermelho.
O jogador, chegou a ser questionado em coletiva na Cidade do Galo sobre o número elevado de cartões e disse que encarava com naturalidade pela posição que joga no time.
Porém, no transcorrer do Campeonato Brasileiro, as coisas mudaram, a postura de Allan mudou dentro de campo. Aquele jogador que sempre reclamava com a arbitragem, se transformou num volante que só se preocupa em jogar bola, com isso seu futebol cresceu muito e o número de cartões diminuiu. Claro, que aliado a mudança de postura de Allan, também pesa o fato do time ter passado a jogar com Jair e Zaracho ao seu lado, jogadores que ajudam muito na marcação do setor.
Nesse Brasileiro, até o momento, Allan já vestiu a camisa do Galo em 21 dos 25 jogos do time na competição. Está atrás apenas de Everson com 25, Hulk com 23 e Tchê Tchê com 22 . Allan tem uma média de 85 minutos jogados por jogo. Nesses 21 jogos, que jogou no Brasileiro, tomou 6 cartões, sendo 5 amarelos e 1 vermelho.
Pela segunda vez na temporada, Allan vive sua maior sequência sem tomar cartões. Já são 7 jogos. O último foi contra o Sport, no dia 18 de setembro.
Vale ressaltar, que Allan passou em branco, sem tomar cartões nos dois jogos contra o River Plate, válidos pelas quartas de final da Libertadores e também, nos dois jogos contra o Palmeiras, válidos pela semifinal da mesma competição. Em todos esses jogos, jogou muito bem, ou seja, Allan entendeu a maneira de jogar em alto nível e sem tomar cartões bobos.
Após melhorar a questão disciplinar dentro de campo, agora Allan busca seu primeiro gol com a camisa do Atlético. O jogador já tem 95 jogos com a camisa do Galo, mas ainda não balançou as redes adversárias.