Análise: A atuação de Hulk em seu primeiro jogo pelo Atlético

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

O confronto entre Atlético e Uberlândia na noite do último domingo (07), será pouco lembrada pelo placar final: goleada de 4×0. Alguns se recordarão dos primeiros gols marcados na equipe profissional por Calebe e Júlio César. Outros por mais um gol de Diego Tardelli com a camisa alvinegra, o 112º na história. Mas o que realmente ficará na mente, é a estreia do atacante Hulk!

Após mais de 1 mês de treinamentos intensos na Cidade do Galo, Hulk pode sentir pela primeira vez o clima de um jogo “pra valer”, tendo a disputa pelos 3 pontos.

Antes de fazer uma análise mais aprofundada sobre a atuação do jogador, é importante reforçar que está sendo levado em consideração dois pontos muito importantes: A qualidade do adversário e o tempo de inatividade do atleta.

Deixado claro, vamos analisar a partida do jogador:

Movimentação

Uma das grandes dúvidas levantadas quando a contratação de Hulk foi anunciada, era em relação ao posicionamento do jogador. O atacante sempre teve a preferência por atuar mais pelo lado direito de ataque, utilizando muito da velocidade, força física e técnica, principalmente para utilizar uma de suas armar principais: o chute de média e longa distância com o pé esquerdo.

Mas com o avançar da idade e principalmente pela competitividade e velocidade necessária para atuar pela beirada do campo no futebol atual, a ideia de ver o atacante pelo centro, foi por diversas vezes cogitada.

Neste primeiro jogo, pelo menos, como podemos ver na imagem a seguir, Hulk atuou muito pelo lado direito, como é de sua preferência, mas trocando de posição com Tardelli e Marrony. Os três formaram um ataque móvel, sem guardar muita posição.

Reprodução: Footstats

Hulk buscou ser participativo durante a partida. Dentre os 3 atacantes, o jogador foi o que deu o maior número de passes, 46, sendo 39 certos. É importante citar que em um desses passes, saiu a bela assistência para Tardelli marcar o 4º gol do Galo no jogo. Além da assistência para o gol, Hulk ainda deu uma assistência para finalização. Lançamentos foram 2 tentados durante o jogo, com 50% de aproveitamento. E das 14 viradas de jogo na partida que o Atlético tentou, uma foi de Hulk.

Um outro número que chama a atenção é o de cruzamentos. Hulk não tentou nenhum no jogo. Em comparação, Tardelli e Marrony tentaram duas e três vezes respectivamente.

Das 14 finalizações do Atlético no jogo, 2 foram do estreante da noite. Uma de falta, que assustou o goleiro Marcão, mas acabou indo por cima do gol e outra travada pela zaga.

O mais importante na partida, foi ver que Hulk estava querendo jogo, mesmo ainda longe do ritmo ideal. O atacante foi o 5º jogador com mais posse de bola no time atleticano, atrás de Zaracho, Igor Rabello, Gabriel e Dodô.

A estreia aconteceu. É claro que foi apenas um jogo. É óbvio que o adversário é dos mais fracos que o Atlético enfrentará na temporada. Muita coisa ainda vai acontecer. É cedo para decifrar o que o jogador poderá entregar ao Atlético no ano. Mas Hulk deu a partida na sua trajetória com a camisa alvinegra! Esperemos os próximos capítulos!

Viralizou

Um lance de Hulk durante a partida entre Atlético e Uberlândia viralizou nas redes sociais, ainda durante o jogo. Em um lance quase no meio campo, o atacante atleticano empurrou o adversário em uma disputa, fazendo com que ele caísse longe.

Veja:

Compartilhe