Aproveitamento atleticano contra G6 é superior ao aproveitamento contra o Z4

Compartilhe

FOTO : PEDRO SOUZA / ATLÉTICO

Ainda sem nenhuma euforia e sem gritos de “É Campeão!”, o elenco atleticano trabalha em ritmo acelerado para mais uma semana decisiva de jogos. Primeiro, pela Copa do Brasil. Já nesta quarta-feira (27), o Galo vai ao Ceará enfrentar o Fortaleza, pela segunda partida das semifinais da competição. O time mineiro pode perder por até 3 gols de diferença, que garante vaga na finalíssima. No dia seguinte, viagem para o Rio de Janeiro, onde no sábado (30), enfrenta o Flamengo pelo Brasileirão.

Vitória contra a equipe carioca aproxima ainda mais o Atlético do título nacional, que não vem desde 1971.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Neste momento, o time treinado por Cuca, tem 1 jogo a menos e 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, Palmeiras, restando ainda 11 partidas a serem disputadas.

O que tem chamado muito a atenção na campanha alvinegra na competição, é o altíssimo aproveitamento contra equipes do primeiro pelotão da classificação e um rendimento moderado contra aquelas que lutam na parte de baixo da tabela.

De acordo com o portal FOOTSTATS, especializado em números e estatísticas do futebol, o Atlético é o time com os melhores resultados contra as equipes da “primeira página” do Brasileirão. São 76% de aproveitamento diante do G6 (Palmeiras, Fortaleza, Flamengo, Red Bull Bragantino e Internacional).

Já contra os times que lutam para sair do “buraco”, que estão na zona de rebaixamento, a performance cai bastante. O Galo tem apenas o 9º aproveitamento, com 61% dos pontos conquistados. São 2 empates contra a Chapecoense e uma derrota para o Santos, além de duas vitórias diante do Sport.

Até o final da competição, o Atlético ainda poderá provar se consegue manter e melhorar estes números. Isto porquê a equipe ainda enfrenta Palmeiras, Red Bull Bragantino e Flamengo, 3 times do G6 e o Grêmio (duas vezes), equipe que está no Z4. Além do tricolor gaúcho, o Galo recebe Juventude e vai a Salvador enfrentar o Bahia, os 2 primeiros times fora da zona de rebaixamento.

O Campeonato Brasileiro de pontos corridos não tem uma final. Os 3 pontos conquistados contra o lanterna, valem o mesmo tanto que diante do vice-líder. E ninguém mais, do que os próprios atleticanos, sabem disso.

No último Brasileirão, em 2020, a equipe comandada pelo então técnico Jorge Sampaoli, não conquistou a taça por 3 pontos, mesmo ganhando as duas partidas contra o Flamengo, que acabou se sagrando o campeão. O ponto de desequilíbrio acabou sendo no confronto contra times que acabaram rebaixados. Uma derrota para Botafogo, uma para o Vasco e uma diante do Goiás.

Compartilhe