
Foto: Gabriel Rossi/LatinContent WO
Ontem o jornalista Martin Castilla do TNT Sports LA da Argentina noticiou que o treinador Ariel Holan, ex-Independiente, estaria acertado com o Atlético. A notícia foi bastante repercutida nas redes sociais, ainda mais se tratando de um treinador estrangeiro, algo que boa parte do torcedor atleticano tem pedido bastante. Mas duas perguntas precisam ser respondidas: Essa notícia é verdadeira? Ariel Holan seria uma boa para o Atlético em 2020?
Bom a notícia foi desmentida pelo agente do treinador que negou qualquer acerto com o Atlético e disse ainda que segundo a imprensa argentina, Holan estaria treinando o Internacional, segundo a reportagem do jornalista Henrique André do Hoje em Dia. E não poderia ser diferente, o Atlético hoje tem treinador e como ficaria se a notícia fosse confirmada? Qual seria a motivação do Vágner Mancini sabendo que o Atlético já contratou outro treinador? Mesmo porque Mancini ainda tem aquela ponta de esperança de permanecer no comando técnico do clube em 2020.
Sobre ser uma boa para o Atlético ou não, primeiro que apesar dos seus 59 anos de idade, Holan treinou apenas duas equipes: Defensa Y Justicia e Independiente. Possui conceitos técnicos interessantes, gosta de estar com a bola e evita ligação direta para o ataque, joga muito com triangulações ofensivas e utiliza bastante o lado do campo, gosta do esquema 4-2-3-1 que é o esquema utilizado pelo Atlético há anos e o Independiente era um time muito organizado, de muita movimentação e velocidade. Pensando nesse sentido com certeza seria uma boa aposta, porém outro fator precisa ser analisado.
Em 2020 o Atlético vai precisar de uma reformulação no seu elenco, muitos jogadores precisarão sair e muitos terão de vir, portanto vamos precisar de um treinador antenado ao mercado e principalmente nacional, pois já temos estrangeiros demais no elenco e eu não creio que Holan seja o nome indicado para essa reformulação, para indicar jogadores brasileiros e montar um elenco vencedor, esse é o meu receio com relação ao treinador argentino. Por isso acho que é uma boa aposta sim, mas não para esse momento, pois não vamos precisar apenas de alguém para chegar e dar jeito em uma equipe, vamos precisar de muito mais que isso.
De qualquer forma espero sim que a diretoria do Atlético esteja pensando fora da caixinha, apesar deu achar que o Cuca seria o treinador ideal para o momento, caso não aconteça, quem sabe algo novo e diferente, tem dado certo em algumas equipes brasileiras e o próprio Internacional parece ter um acordo com o Coudet, do Racing, para 2020. Enfim, só saberemos de fato quando acabar o Brasileirão e, se Deus quiser, quando Vágner Mancini já estiver fora do Atlético. Abaixo um vídeo com mais informações sobre esta notícia.
https://www.youtube.com/watch?v=gOgrfTHCZy4
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra