
Primeiro quero deixar bem claro que não estou pedindo a demissão do Thiago Larghi, muito longe disso, continuo acreditando no seu potencial e acho que ele a longo prazo poderá ser vitorioso aqui no Atlético, mas ele precisa rever alguns conceitos e não dá pra esperar mais!
Thiago disse que o Atlético jogou bem contra o Bahia e eu discordo veementemente. O Atlético foi um time covarde em alguns momentos contra um adversário inferior tecnicamente, finalizou apenas 4 vezes e perdeu várias oportunidades de contra ataque por escolher tocar a bola de lado, voltar para o goleiro e em outros momentos faltou capricho, eu diria foco na verdade, jogadores displicentes nas jogadas, sem aquela fome de vencer, algo que inclusive parece sobrar para o time do São Paulo, por exemplo, jogam com seriedade, foco e comprometimento total, algo que falta e muito ao elenco atleticano.
Mas isso com uma boa conversa e um puxão de orelha pode ser resolvido, o que dificilmente será resolvido sem investimento e contratação é o nosso sistema defensivo. Claro que somente isso não será suficiente, é preciso treinar mais e diagnosticar porque o Atlético tem tomado muitos gols de bola parada, por exemplo, mudar a forma de marcação, enfim, diagnosticar e resolver os problemas, as falhas. Porém precisamos ter um zagueiro pronto, como o próprio Thiago já disse em coletiva, mas por algum motivo mudou de opinião pouco tempo depois.
Além da evidente necessidade de contratação de um zagueiro (pelo menos um) o nosso treinador precisa dar oportunidades para os garotos nas laterais. Patric e Juninho podem fazer uma partida boa, mas não irão se destacar, pois são limitados tecnicamente e olha que sou fã do Patricão, um cara nota mil, mas será que é melhor continuar apostando no “nota 5” se você tem laterais com potencial para se destacarem e fazerem a diferença nos jogos? Entenda, não estou dizendo que os atuais titulares estão tão mal assim, mas não estão bem, não se destacam, será que temos que nos contentar com isso?
Falta coragem ao Thiago Larghi, apostar nesses garotos, passar confiança a eles e encarar. Colocar o Bruno Roberto aos 40 minutos com o jogo empatado não vai trazer ganho nenhum ao jogador e nem ao time. Repense, Thiago, dá tempo, teremos semanas cheias para trabalhar e é preciso repensar, mudar e principalmente, ter CORAGEM! Acredito em você, no seu potencial, no seu conhecimento e na sua vontade de vencer, mas é preciso ter coragem, ser ousado e humilde para reconhecer os erros e corrigi-los.
Saudações atleticanas e até a próxima.
Beto Guerra.
Foto: Bruno Cantini/Atlético