Ao Vivo

Atlético marca no final do jogo, empata com Brasil e se classifica às oitavas da Copa do Brasil

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO

Atlético e Brasil de Pelotas voltaram a se enfrentar, desta vez pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com gols de Márcio Jonatan para o Brasil e Zaracho para o Atlético, o placar do jogo terminou em 1 a 1. Com a vitória no jogo de ida por 2 a 1, o Atlético conseguiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Para a partida, o técnico Eduardo Coudet optou por escalar um time diferente, com Patrick caindo para o lado esquerdo do campo, enquanto Igor Gomes assumiu a função no meio de campo. O Galo foi a campo assim para o duelo:

Primeiro tempo de revés

O Atlético começou pressionando e construindo boas oportunidades de marcar desde o início. Tomando conta do campo de ataque, o time de Coudet dava a entender que construiria um placar favorável antes dos 15 minutos. Hulk e Vargas construíram as melhores chances do Atlético, mas, de forma surpreendente, foi o Brasil que saiu na frente do placar. Na bola parada, Márcio Jonathan se adianta e toca na saída de Éverson. 1 a 0 em campo e 2 a 2 no agregado.

O gol apressou o Atlético na busca pelo resultado. As jogadas coletivas começaram a dar espaço para jogadas individuais. De falta, Hulk quase empatou o placar, mas o goleiro Marcelo Pitol, do Brasil, fez grande defesa. Depois foi a vez de Vargas, que recebeu passe perfeito de Pavón, cara a cara com o goleiro, mas chutou para fora.

Com quase 70% de posse de bola, o Galo também dominava as ações ofensivas, com várias finalizações ao gol e escanteios, todas jogadas perigosas, mas que não se concretizaram em bola na rede do Xavante. A pressão seguiu até o minuto final da primeira etapa, que se estendeu até os 54 minutos, mas o placar se manteve, com vitória parcial do time do Brasil. 

O Atlético ainda saiu reclamando de um possível pênalti não marcado a seu favor, em uma disputa de bola dividida entre o zagueiro do Xavante e o meia Patrick, que reclamou de ter recebido uma cotovelada no rosto. O árbitro optou por não marcar e o VAR não chamou para que o lance fosse consultado no vídeo.

Segundo tempo de pressão e gol no final

Na volta do intervalo, uma modificação na defesa da equipe de Coudet, com a saída de Jemerson para a entrada de Réver. O retorno ao jogo seguiu o roteiro da primeira etapa, com o Atlético pressionando o Brasil, mas sem ser efetivo na construção das jogadas e apostando muito na bola parada com Hulk.

Para mudar o panorama do jogo, Coudet promoveu mais duas alterações aos 20 minutos da etapa final, Zaracho e Hyoran foram acionados para os lugares de Igor Gomes e Edenílson, respectivamente. A essa altura do jogo, o Brasil já mostrava que estava satisfeito em lutar pra manter a vantagem do placar e levar para os pênaltis, explorando apenas os contragolpes para tentar matar o jogo.

Se o Atlético reclamou de um lance de pênalti na primeira etapa, no segundo tempo foi a vez do Brasil reclamar de um lance dentro da grande área. Lemos, na marcação, agarrou o atacante do Xavante e o derrubou, o árbitro não marcou e novamente não foi chamado ao VAR.

Coudet optou por fazer suas duas últimas alterações aos 30 minutos, com as entradas de Paulinho e Rubens nos lugares de Pavón e Patrick. As mudanças deram mais fôlego ao Atlético, que subiu mais a marcação e pressionou ainda mais o Brasil. Aos 40 minutos da etapa final, o Atlético já havia finalizado quase 20 vezes, contra apenas 5 do seu adversário.

Quando o jogo se encaminhava para a disputa de pênaltis, a estrela de Zaracho apareceu. Bola de pé em pé na entrada da área do Brasil e Mariano acha Zaracho sozinho, livre, para virar um voleio e fazer um golaço. 1 a 1 no placar e 3 a 2 no agregado, com o Galo se classificando às oitavas de final da Copa do Brasil de 2023.

O que vem por aí…

Classificado, agora o Atlético volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro, em busca de sua primeira vitória na principal competição nacional. O Galo recebe o Athlético-PR no Independência, no sábado (29), às 21 horas. 

Compartilhe