
IMAGEM: REPRODUÇÃO / DMD
Campeão Brasileiro no ano passado, o Atlético foi, em 2021, o time com o maior número de pênaltis assinalados a seu favor na principal competição de futebol do país. Ao todo, o clube mineiro foi à marca da cal em 11 oportunidades.
No mesmo campeonato, o segundo time com mais pênaltis marcados, foi o América, com nove. Já os principais adversários na briga pelo título, Flamengo e Palmeiras, tiveram três e cinco penalidades marcados, respectivamente.
A diferença no número de pênaltis entre os três principais elencos do país em 2021, fez com que o time campeão brasileiro fosse, para muitos, motivo de brincadeiras inclusive em programas de TV aberta e também em canais fechados. Tudo isso fez com que uma ideia de um possível beneficiamento ao Atlético fosse difundida em redes sociais e outras plataformas, o que, obviamente, não se comprova.
Entretanto, nesta temporada, tudo tem se invertido. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Atlético não teve, em 14 rodadas disputadas, nenhuma penalidade assinalada a seu favor. Enquanto isso, o Palmeiras teve quatro e o Flamengo, duas. Ainda assim, os dois clubes não estão entre os times com mais pênaltis neste Brasileirão.
O motivo da mudança brusca, inclusive, tem nome: Antonio Mohamed. Ao contrário do time de Cuca, o time do Turco se propôs a outro estilo de jogo. Utilizando uma nova linha ofensiva, dando mais oportunidade a Ademir e Sasha e sem poder contar, de forma regular, com Keno, o Atlético passou a ser menos intenso no ataque, preocupando-se mais com seu sistema defensivo – que ao longo da temporada tem sido alvo de críticas – e pisar menos na área adversária para buscar o gol.
Atualmente, o Avaí é quem lidera a lista de pênaltis favoráveis, com oito, seguido pelo Athletico-PR, com cinco. Em porcentagem, o time de Santa Catarina teve 0,58 pênaltis marcados, até agora, no Campeonato Brasileiro de 2022. Na edição de 2021, o Atlético teve 0,29 pênaltis marcados por partida.
Ainda na atual edição do Brasileirão, o Atlético já cometeu três penalidades, enquanto Flamengo e Palmeiras cometeram duas e uma, respectivamente. O Galo só fica atrás de Avaí (5), Santos, Ceará e Juventude, todos com quatro.