Atlético busca retomar hegemonia após 3 anos de jejum

Compartilhe

FOTO: BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

O Atlético busca retomar a hegemonia no estado com o título do Campeonato Mineiro após 3 anos de seca sem ganhar absolutamente nada, o último título foi justamente o Mineiro de 2017 contra o Cruzeiro no Independência com gol de Elias. Inclusive seria o primeiro título do atual presidente, Sérgio Sette Câmara, que apesar de ter contratado Sampaoli, Alexandre Mattos e feito boas contratações recentemente, os seus primeiros 2 anos à frente do clube foram uma lástima desportivamente.

Na última década o Atlético venceu 5 campeonatos (2010, 2012, 2013, 2015 e 2017) contra 4 do rival (2011, 2014, 2018 e 2019). Porém nos últimos dois deixou escapar o título por detalhes, em 2018 com Thiago Larghi chegou a estar vencendo a primeira partida por 3 a 0, sofreu um gol no segundo tempo e na partida decisiva no Mineirão, após expulsão de Otero no primeiro tempo, o rival fez 2 a 0 e conquistou o título por ter feito a melhor campanha no primeiro turno. Já em 2019 o Atlético havia acabado de trocar de treinador, após a saída de Levir Culpi, o técnico Rodrigo Santana assumiu e estava conquistando o título na partida decisiva no Independência com gol de Cazares, mas no segundo tempo Leonardo Silva cometeu um pênalti, o rival empatou a partida e sagrou-se campeão, por ter vencido o primeiro jogo decisivo.

Neste domingo o Galo enfrentará o Tombense após vencer a primeira partida decisiva por 2 a 1 com gol de Keno no último lance. O time de Tombos precisa vencer o jogo para se sagrar campeão, por qualquer resultado. O Atlético joga pelo empate, porém isso na prática está longe de acontecer, pois o time de Sampaoli joga de maneira agressiva e ofensiva, não importa a situação. Jogar fechado e no contra-ataque está fora de questão, de qualquer o Tombense terá de sair um pouco mais para buscar o resultado, o que poderá abrir espaços na sua defesa.

Com relação a escalação poderemos ter mais surpresas, a dúvida fica na formação tática, se Sampaoli irá utilizar 2 ou 3 zagueiros, se atuará com 4 atacantes como fez na primeira partida ou se irá preencher mais o meio de campo. Eu não jogaria com Marrony e Sasha juntos, não deu certo na primeira partida e penso que o ideal seria fortalecer o meio campo com Allan e Jair juntos. Nas pontas eu jogaria com Marquinhos e Keno, aproveitando que os dois fizeram uma boa partida contra o Tombense na quarta-feira. De qualquer forma é uma grande incógnita a escalação, o que podemos esperar é um time propositivo, tentando dar intensidade ao jogo e buscando a vitória, no melhor estilo Sampaoli.

Beto Guerra.

Compartilhe