Logo Deus Me Dibre
Atlético

Atlético com Cuca é melhor defensivamente do que com Sampaoli; time também toma mais cartões

Compartilhe

FOTO: PEDRO SOUZA / FLICKR / ATLÉTICO

O setor defensivo do Atlético tem mostrado muita evolução ao longo dos jogos. O desempenho coletivo do time no setor defensivo mereceu elogios do técnico Cuca, após a vitória sobre o Internacional, na última quarta-feira.

Tem um empenho, uma dedicação de todos. Você não vê um time retrancado. Você vê um time que passa as linhas, que tem um posicionamento ideal, correto, tem as coberturas. A gente fica muito feliz. A gente está sabendo se posicionar bem.

Fazendo um comparativo e pegando o mesmo número de jogos que o time foi comandado pelo técnico Cuca até agora, e o time de Jorge Sampaoli, com o mesmo número de jogos na temporada passada, fica mas nítida a evolução defensiva da equipe.

As primeiras 23 partidas do Atlético na temporada passada, desde a chegada de Sampaoli, foram disputadas em 219 dias, o que dá 1 jogo a cada 9 dias. Foram 16 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, o que dá um aproveitamento de 72%.

Desde que chegou ao Atlético, Cuca já comandou o time em 23 partidas num intervalo de 89 dias, o que aumenta e muito a média, apertando o calendário: 1 jogo a cada 3 dias. São 16 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, um aproveitamento de 75%.

O time de Sampaoli tomou 24 gols em 23 jogos, uma média de 1,04 gols por partida. Em apenas 7 dos 23 jogos o time não tomou gols.

Já o time de Cuca tomou 12 gols em 23 jogos, uma média de 0,52 gols por partida. Em 13 dos 23 jogos o time não tomou gols.

Um dos pontos que pode vir a justificar essa melhora defensiva do Atlético pode ser o aspecto disciplinar do time. Sob o comando de Cuca o time faz uma marcação mais forte e com isso ganha mais cartões. Nesta temporada, nos mesmos 23 jogos, o time de Cuca tomou 50 cartões amarelos, uma média de 2,17 por jogo e 4 vermelhos. Allan foi o jogador que mais tomou cartões amarelos nesse período com 8 no total.

Na temporada passada, em 23 jogos sob o comando de Jorge Sampaoli, o Atlético tomou 35 cartões amarelos (uma média de 1,5 por jogo) e 4 vermelhos. Jair foi o jogador que mais tomou cartões amarelos no período com 7 no total.

Em relação ao aspecto ofensivo, o time de Sampaoli leva vantagem sobre o time de Cuca nesses 23 jogos. O time comandado pelo argentino fez 47 gols em 23 jogos, uma média de 1,95 por partida. Em apenas 1 desses 23 jogos o Galo não fez gols, enquanto o time comandado por Cuca fez 38 gols em 23 jogos, uma média de 1,65 por partida – em apenas 3 desses 23 jogos o Galo não fez gols.