O Atlético comunicou oficialmente, nesta quarta-feira (26), a destituição de Daniel Vorcaro do Conselho de Administração da SAF alvinegra. Dono de 20,2% das ações por meio do Galo Forte FIP, o banqueiro foi preso na última semana pela Polícia Federal durante a Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de crimes financeiros envolvendo a emissão de títulos de crédito falsos por instituições do Sistema Financeiro Nacional.
De acordo com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a fraude envolvendo o Banco Master — instituição da qual Vorcaro é proprietário — pode chegar a R$ 12 bilhões. A investigação segue em andamento.
Em nota oficial, o Atlético afirmou que a decisão pela destituição decorre de “fatos de conhecimento público que geraram impedimentos para o exercício regular de suas funções, conforme previsto nas normas internas de governança”. O clube também informou que o assento de Vorcaro no Conselho de Administração permanecerá vago até que a Assembleia Geral de Acionistas delibere sobre o caso.
Estrutura acionária da SAF do Atlético
A participação societária da SAF alvinegra está atualmente dividida da seguinte forma:
- Rubens e Rafael Menin: 41,8%
- Associação: 25%
- Galo Forte FIP (Daniel Vorcaro): 20,2%
- Ricardo Guimarães: 6,3%
- FIGA (ainda a pagar): 6,7%
A destituição marca o capítulo mais recente de uma crise que atinge diretamente um dos principais investidores da SAF. Até a nova deliberação dos acionistas, o Conselho segue com uma cadeira aberta em meio ao avanço das investigações federais.
Segundo o Atlético, a decisão pelo afastamento de Vorcaro aconteceu em Assembleia Extraordinária realizada no dia 21 de Novembro.