Atlético conta com números de destaque no coletivo e no individual

Compartilhe

Ainda que a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro mostre que o Atlético está na briga pelo título da competição, o técnico Luiz Felipe Scolari faz questão de exaltar, sempre que pode, que é “preciso manter os pés no chão”.

Após a vitória contra o Goiás, no último domingo (12), o treinador falou dos objetivos do time:

Nós vamos sonhar a medida em que vencermos os adversários, mas por enquanto temos que fazer aquilo que é normal, obter uma classificação (para a Libertadores), que foi o primeiro objetivo traçado por nós. Brigamos por alguma coisa a mais, mas sempre com os pés no chão.

Mas o recorte mais recente do Campeonato Brasileiro, levando em consideração apenas o segundo turno, faz com que o torcedor sonhe com um “algo a mais”. De acordo com números do Sofascore – plataforma especializada em estatísticas – o Atlético tem o melhor aproveitamento na segunda metade do Brasileirão, com 67%. O time é ainda quem mais venceu, com 9 jogos e o que menos perdeu, apenas 3 vezes.

O que justifica isso é uma maior consistência defensiva e um grande aproveitamento ofensivo. O Atlético foi, no segundo turno, quem menos sofreu gols (10) e é ainda a equipe que mais converte chances claras, com um aproveitamento de 57%.

Se o alto índice de aproveitamento das chances que cria, mostra a qualidade individual dos atacantes, na defesa não tem sido muito diferente. É possível comprovar a ótima fase de Everson também com números, já que o Atlético é o time no Campeonato Brasileiro que mais precisa sofrer chutes para tomar um gol, com 14,4.

O Galo volta a campo no dia 26, quando recebe o Grêmio na Arena MRV.

Compartilhe