Atlético é um dos destaques em Consultoria Internacional de Marcas

Compartilhe

FOTO: BRUNO SOUSA / ATLÉTICO

A derrota da última quarta-feira (25) em pleno Mineirão, diante do Tolima – COL, pela Copa Libertadores da América, deixou torcedores alvinegros extremamente chateados. Não apenas com o resultado final do jogo, mas com o desempenho atleticano dentro das 4 linhas.

O 2 a 1 reverso diante dos colombianos, não trouxe apenas a quebra do recorde alvinegro de invencibilidade na competição internacional (18 jogos). Ela voltou com os questionamentos no trabalho do técnico Antonio “El Turco” Mohamed e principalmente, das opções que o treinador possui elenco atualmente.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Muito disso tem haver com a dificuldade financeira que o clube vem enfrentando. Os títulos e prêmios financeiros ganhos na última temporada, fizeram com que muitos acreditassem que os momentos ruins no caixa, houvesse passado.

Não para a diretoria e apoiadores alvinegros, que nunca esconderam a real situação do fluxo financeiro do time.

Porém, uma boa notícia saiu durante esta semana. De acordo com estudos feitos e liberados pela Brand Finance, uma das maiores consultorias financeiras do mundo, o caminho atleticano tem sido bem traçado. De acordo com a empresa, o Atlético é o 8º clube mais valioso do país, atrás de Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Athletico – PR e Internacional.

Atlético aparece em 8º entre as 10 marcas mais valiosas do futebol brasileiro (IMAGEM: Brand Finance)

A semelhança? Todos os times a frente do Galo, já possuem Estádios próprios. Este foi um dos pontos levantados pela empresa. De acordo com a Brand Finance, com a construção da sua “casa”, o Atlético subirá no ranking.

O Atlético Mineiro provavelmente subirá depois de se mudar para seu novo estádio ‘Arena MRV’, que deve estar concluído em 2023, já que atualmente o time está abaixo da média nesta percepção. (tradução literal)

Foto: Pedro Souza / Atlético

Outro ponto importante falado no estudo, é sobre o investimento atleticano em jogadores de nível mundial. São citadas as recentes contratações de Hulk, Diego Costa e Diego Godín, por exemplo:

O recente investimento do Atlético Mineiro no clube por meio seus novos planos de estádio, além de trazer estrelas, jogadores da Europa parecem estar pagando dividendos. O clube ocupa o 3º lugar no Brasil e 10º globalmente na métrica “meu jogador favorito joga para o clube”, com jogadores populares como Hulk, Diego Costa e Diego Godín, tendo, provavelmente, uma grande influência. (tradução literal)

O Diretor Administrativo da Brand Finance no Brasil, Eduardo Chaves, ainda finalizou o estudo falando sobre o tamanho e a importância do futebol no país:

O Brasil é um país movido por esporte e, principalmente, o futebol que é uma gigantesca indústria que move aproximadamente R$ 6 bilhões a cada ano (análise da receita das vinte maiores equipes nacionais), e esse número é maior se considerarmos todas as equipes de todas as séries nacionais e divisões. Sabemos que é necessário para profissionalizar e tratar marcas de clubes de futebol como um ativo estratégico, e isso é o que nossa pesquisa faz, mostra os atributos de cada equipe e mede seu valor para que as marcas esportivas possam ser administradas da mesma forma que corporações de grandes marcas. Mais e mais times de futebol mostraram-se mais próximos às empresas e este tipo de estudo é essencial. (tradução literal)

Compartilhe