
FOTO: PEDRO SOUZA / ATLÉTICO
Após o empate contra o Coritiba, no sábado à noite, pelo Brasileiro, o Atlético agora vira a chave e foca na Copa Libertadores da América.
O time tem um compromisso difícil, amanhã à noite, contra o Independiente Del Valle, no Equador. O adversário é líder do grupo com os mesmos 4 pontos do Galo, porém com um gol feito a mais.
O time equatoriano estreou na competição, com uma vitória por 2 x 0 contra o América, no Independência, e empatou com o Tolima, jogando em casa por 2 x 2.
Um dos destaques do time na Libertadores, até o momento, é o meio-campista Sornoza, de 28 anos, que já teve passagem pelo futebol brasileiro, onde atuou pelo Fluminense e Corinthians. O jogador já fez 3 gols em dois jogos.
Pela liga equatoriana, o Independiente Del Valle jogou no sábado contra o Delfín, fora de casa, e venceu por a 1 a 0, com gol de Faravelli. Com esse resultado o time ocupa a quinta colocação na competição com 17 pontos em 10 jogos. São 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
Um dos grande obstáculos que o Atlético enfrentará amanhã à noite, será a altitude de Quito. A cidade fica a 2.850 metros acima do nível do mar. O que pode causar mal estar aos jogadores, pelo ar ser mais rarefeito, e consequentemente, ter menos pressão atmosférica. Assim, menos oxigênio chega aos pulmões. Com isso, a capacidade aeróbica do corpo humano diminui.
Em 2007 a FIFA chegou a proibir jogos acima de 2.500 metros de altitude, por riscos à saúde dos jogadores. Porém, em 2008 a Conmebol conseguiu revogar essa decisão.
Os jogadores do Atlético desembarcaram no final da tarde de ontem em Quito. Hoje à tarde, o time fará um treinamento no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito. O jogo amanhã será realizado no estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, que é a casa do Independiente Del Valle e tem capacidade para 12 mil torcedores.