FOTO: BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
O Atlético enfrenta hoje às 21:30 o Santos na Vila Belmiro pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. E o técnico Cuca terá cerca de 10 desfalques para a partida, perdeu todos os seus principais zagueiros e algumas opções no meio e ataque. A dupla de zaga titular Lucas Veríssimo e Luan Peres irão cumprir suspensão, assim como o volante Alison; os atacantes Raniel e Kaio Jorge foram diagnosticados com o COVID-19 e os atletas Luiz Felipe, Anderson Ceará, Jean Mota e Renyer estão em recuperação no departamento médico. Além disso Pará e Diego Pituca não treinaram nesta terça-feira por desgaste muscular e são dúvidas para o confronto desta noite.
Desta forma Cuca terá de utilizar zagueiros da base ou improvisar algum jogador na posição. No ataque poderá atuar apenas com dois atacantes (Marinho e Soteldo) e sem centroavante, já que perdeu várias opções para a posição. Uma possível escalação seria: João Paulo, Madson (Pará), Jobson (Wagner), Alex Nascimento e Felipe Jonatan; Ivonei, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Arthur Gomes (Lucas Braga); Marinho e Soteldo.
Já pelo lado do Atlético, Sampaoli não poderá contar com o zagueiro Réver novamente, porém todos os jogadores que foram relacionados para a última partida diante do Coritiba estão aptos e viajaram para Santos. Mas como sabemos o treinador argentino dificilmente repete escalações e costuma escalar as suas equipes de acordo com o adversário. As opções são muitas, entrar com 3 zagueiros como fez contra o Internacional e Flamengo, atuar com apenas um atacante de lado ou jogar com 2 zagueiros e de forma bem ofensiva como fez contra o Coritiba, escalando o time com três atacantes e um meia de criação. Enfim, será como de costume uma grande surpresa, mas o que podemos esperar de fato é um time bastante ofensivo, já que para Sampaoli, a melhor defesa é o ataque.
E o Atlético terá hoje uma grande oportunidade de vencer um time grande fora de casa, o Santos virá muito desfalcado e poderá sentir, até mesmo pela questão do entrosamento. Mas ainda sim não será um jogo fácil, o Peixe conta com três jogadores acima da média: Carlos Sánchez (que vive má fase), Soteldo e Marinho. Todo cuidado é pouco com esses jogadores, além do lateral esquerdo Felipe Jonathan que tem uma boa chegada ao ataque, fez inclusive o gol da vitória contra o Ceará no final de semana. Mas penso que o Atlético tem totais condições de surpreender, precisa melhorar a sua pontaria e aproveitar as oportunidades.