Atlético faz grandes investimentos e situação preocupa

Compartilhe

Foto: Bruno Cantini/Atlético

A atual diretoria do Atlético tem feito investimentos altos no futebol durante a pandemia e a situação financeira do clube preocupa. A dívida se aproxima dos 700 milhões de reais e vem aumentando a cada ano por conta dos juros e da correção monetária. E mesmo com um número recorde de vendas em 2019, foram mais de 100 milhões arrecadados com atletas, o Atlético terminou o ano com déficit de aproximadamente 6 milhões de reais.

E falando sobre contratações, o Atlético investiu em 2020 até o momento, contando com a contratação do atacante Keno, que está muito próximo de um acerto, cerca de 106 milhões de reais. E ainda temos o zagueiro paraguaio Júnior Alonso que, segundo a imprensa argentina, tem um acerto com o Atlético no valor de, também, 17 milhões de reais, ou seja, 123 milhões investidos. E pra completar, existe informação de que o Atlético está em busca de um centroavante, ou seja, dependendo do investimento podemos chegar próximo de 150 milhões de reais investidos em 2020 sendo que o Atlético tem apenas o Brasileirão para disputar.

Por outro lado, entendo que temos uma equipe muito jovem com vários atletas com potencial de venda para o exterior e em várias posições: zagueiros, laterais, volantes e atacantes. E nas mãos de um grande treinador como no caso do Sampaoli, as chances de uma valorização destes atletas é enorme. Mas não deixa de ser um risco, pois também existe a possibilidade de não dar certo. O fato é que o clube precisará vender jogadores, já que não teremos público nas partidas do Brasileirão e as receitas serão menores, será de extrema importância negociar atletas no final desta temporada.

Não é fácil ser o “chato” da história, eu queria estar aqui falando apenas coisas boas e positivas, mas o torcedor atleticano precisa ficar alerta, e não digo com relação a “cruzeirar”, pois no caso do rival houveram crimes graves. Mas incompetência e gastos excessivos também podem fazer um time cair em desgraça. O que eu espero é uma gestão responsável, profissional e transparente. E vale lembrar que o balanço deste ano, que será divulgado em 2021, provavelmente será assustador, pela falta de receitas e pelos gastos excessivos, a não ser que em dezembro o clube consiga fazer vendas históricas, mas ainda sim a situação não é nada favorável.

E por fim, sei que temos investidores como MRV e BMG ajudando o Atlético nesse momento com relação a contratações, mas não podemos nos esquecer que são empréstimos e uma hora a conta chega.

Saudações atleticanas e até a próxima.

Beto Guerra.

Compartilhe