Atlético lidera entre mineiros no ranking da CONMEBOL; Cruzeiro busca “pote 1” na Sul-Americana

Compartilhe

A CONMEBOL divulgou a mais recente atualização de seu ranking de clubes para o ano de 2024, trazendo importantes definições para os sorteios das competições continentais. Entre os representantes mineiros, o Atlético se destaca como o mais bem posicionado, figurando na 14ª colocação, somando 4202,2 pontos.

No cenário nacional, porém, o Galo se encontra atrás de alguns rivais brasileiros. O Palmeiras lidera a lista, seguido por Flamengo (4º), Athletico-PR (6º), Grêmio (7º), São Paulo (9º), Internacional (11º) e Fluminense (12º). Apesar de ocupar a 14ª posição global, se vê na 8ª posição entre os times do país.

Com a classificação garantida para a fase de grupos da Copa Libertadores, o Galo projeta sua participação no sorteio, onde tudo indica que o clube estará no pote 2. A composição dos potes é importante para determinar os adversários que cada equipe enfrentará na fase de grupos, abrindo a possibilidade do Atlético estar em um grupo considerado “da morte”.

Já o Cruzeiro encontra-se na 33ª posição do ranking, somando 2259,8 pontos. Inicialmente, essa colocação deixa a Raposa no pote 2 do sorteio da Copa Sul-Americana, programado para março. No entanto, existe a perspectiva de uma ascensão ao pote 1, caso Universidad Católica (Chile) ou Olimpia (Paraguai) sejam eliminados precocemente, colocando o Cruzeiro entre os oito melhores do ranking destinados à competição continental.

O América, outro representante mineiro, figura na 64ª posição, somando 688,5 pontos. Embora não esteja diretamente envolvido na disputa da Libertadores ou Sul-Americana no momento, o histórico recente do Coelho mantém sua presença de relevância no cenário sul-americano.

Confira os primeiros 40 colocados e suas respectivas pontuações no ranking da CONMEBOL:

Compartilhe